Após Fantástico mostrar abandono do Parque das Esculturas, João campos e Geraldo Júlio anunciam restauração e ativação cultural

O Parque das Esculturas, projetado por Francisco Brennand, é um dos principais cartões-postais do Recife. Apesar do potencial turístico e do valor cultural, o local foi abandonado pelo poder público, o que fez com que as quase cem obras fossem desaparecendo entre furtos e atos de vandalismo. O roubo mais recente foi de uma serpente de bronze que tinha 20 metros de comprimento que, sem fiscalização, desapareceu quase que sem ser notada.

A família lamentou imensamente o que vem acontecendo com um parque que foi criado para fazer a diferença no Recife, mas que virou o retrato mais fiel do abandono.

O parque foi inaugurado sob clima de festa, em dezembro de 2000. O conjunto de monumentos foi entregue para marcar os 500 anos da chegada dos portugueses no Brasil. Na época, Francisco Brennand, que morreu em dezembro de 2019, disse que cada peça tinha significado especial.

O futuro, no entanto, foi muito mais sombrio do que Brennand podia imaginar. No projeto original havia quase 100 esculturas, muitas saídas do forno da Oficina Brennand. Além das obras, até mesmo o revestimento de cerâmica dos pedestais onde elas estavam instaladas desapareceu.

Na data de hoje, foi anunciado que será restaurado e contará com uma gestão específica para garantir sua ativação cultural e ocupação pública. A notícia foi divulgada durante reunião entre o prefeito eleito,  deputado federal João Campos, o prefeito Geraldo Julio e o deputado federal Tadeu Alencar, na sede da Prefeitura. O equipamento receberá um investimento de R$ 5 milhões para recuperação de sua estrutura física e das obras que ficavam expostas, sendo custeado por meio de emendas parlamentares destinadas.

Só agora depois de sair no fantástico da Globo eles resolvem anunciar a restauração, pior depois de um prejuízo gigantesco. É muito descaso e incompetência. (Com informações do G1 e Assessoria)

Sem refletores, Parque das Esculturas, no Recife, desaparece durante a noite — Foto: Reprodução/TV Globo

Postar um comentário

0 Comentários