Exclusivo: Mais Pajeú trás a média móvel dos casos de covid-19 nas quatro maiores cidades da região

A partir desta segunda (17) o blog Mais Pajeú trás com exclusividade a média móvel dos casos de covid-19 em algumas cidades do Pajeú. Média móvel é o número de casos ocorridos numa cidade nos últimos 7 dias e dividido por 7 e segundo especialistas é a melhor forma de entender o vírus.

A oscilação nos registros de novos casos se repete semanalmente. Como saber, então, a velocidade com que a doença está avançando? Para conseguir entender a tendência da pandemia além dessas oscilações entre dias de semana e fins de semana, os pesquisadores calculam a média móvel de casos. Em vez de contabilizar apenas os casos registrados nas últimas 24 horas, essa forma de análise soma os dados mais recentes com os dos seis dias anteriores, dividindo o resultado por sete.

O resultado desse cálculo é uma leitura que leva em conta a influência de todos os dias da semana e pode ser atualizada diariamente, evitando análises precipitadas como a de que a pandemia pode ter freado num domingo e acelerado em uma terça-feira. Ao considerar sempre todos os dias da semana, a média móvel de casos em sete dias pondera o represamento de notificações que ocorre nos fins de semana.

Hoje vamos conferir a média móvel das 4 maiores cidades da região:

Serra Talhada registrou 453 casos positivos de covid-19 nos últimos 7 dias, o que dar uma média móvel de 64,71.

Afogados da Ingazeira registrou 62 casos positivos de covid-19 nos últimos 7 dias, o que dar uma média móvel de 8,85.

São José do Egito registrou 57 casos positivos de covid-19 nos últimos 7 dias, o que dar uma média móvel de 8,14.

Tabira registrou 20 casos positivos de covid-19 nos últimos 7 dias, o que dar uma média móvel de 2,85.

Postar um comentário

0 Comentários