Coluna O Linguarudo - Não Vou Mentir Para Agradar (25/05/2020)

Adiamento das eleições –
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) anunciou a criação de uma Comissão Mista composta por senadores e deputados para debater o tema. Até agora não tem nada definido, existem propostas para adiar e fazer o primeiro turno em novembro e outra para deixar para dezembro.

Contra prorrogação – Para Barroso, faz parte do rito da democracia a realização de eleições periódicas e o eleitor ter a possibilidade de reconduzir ou não seus candidatos. Ocupante de uma das 11 cadeiras o Supremo Tribunal Federal (STF), o novo presidente do TSE é um magistrado de opiniões fortes e popular entre seus pares, juristas e na sociedade em geral. Ele explica que eventual prorrogação de mandatos, caso as eleições sejam adiadas para além deste ano, não encontra respaldo na Constituição. Mas que poderia ser autorizada, em caráter excepcional, por emenda aprovada pelo Congresso.

Notícia boa – Em meio a uma maré de notícias ruins, Pernambuco bateu recorde de número de recuperados neste domingo. Foram mais 2.046 pacientes recuperados do novo coronavírus, totalizando 6.694 pessoas curadas da Covid- 19 no Estado. No Pajeú nenhum cidade teve caso positivo neste domingo.

Tutela – “Tentar exercer uma tutela sobre a jurisdição do STF e ameaçá-lo é violação expressa da Constituição. É crime contra a Democracia. Não pode ficar impune! O Congresso Nacional vai cumprir o seu papel!”, afirmou o deputado federal Tadeu Alencar (PSB) sobre as declarações do ministro do Gabinete da Segurança Institucional, general Heleno.

Demissão – Questionado se na condição de presidente da República demitiria o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) foi taxativo ao dizer que sim, demitiria o ministro após as declarações sobre o STF.

Postar um comentário

0 Comentários