Coluna O Linguarudo - Não Vou Mentir Para Agradar (15/04/2020)

Mídias sociais terão papel determinante nas próximas eleições - As eleições de 2018 inverteram uma lógica tradicional de pleitos anteriores quando o então candidato Jair Bolsonaro do nanico PSL, com poucos segundos de propaganda eleitoral, venceu a disputa suplantando estruturas tradicionais de poder. O quadro se disseminou pelos estados com deputados, senadores e governadores sendo eleitos sem qualquer tradição política vide Romeu Zema em Minas Gerais, Wilson Witzel no Rio de Janeiro e Comandante Moisés em Santa Catarina, que chegaram aos governos estaduais desbancando nomes tradicionais. Eles tiveram em comum a utilização das redes sociais para disseminar seus respectivos projetos de forma profissional. As eleições municipais deste ano, por natureza, já teriam maior impacto das mídias sociais devido à mudança de hábito do eleitorado, porém a questão da Covid-19 trouxe de forma abrupta a necessidade de todos estarem presentes nas mídias sociais. Instagram, WhatsApp, YouTube, Facebook e Twitter tornaram-se essenciais para quem almejar disputar mandatos eletivos nas próximas eleições. (Edymar Lira)

Eleições – Os 33 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm até hoje (15) para atualizar a lista de filiados, por meio do Sistema de Filiação Partidária (Filia). “A exigência está na Lei 9096/95”, lembra o advogado eleitoral Bruno Martins.

Governo de Pernambuco desmente fake news sobre fechamento de padarias e mercadinhos - O Governo de Pernambuco foi às redes sociais, ontem, terça-feira (14), para desmentir o boato de que o governador Paulo Câmara (PSB) teria determinado o fechamento de mercadinhos e padarias no Estado. “É falsa a informação de que o governador Paulo Câmara determinou o fechamento de mercadinhos e padarias!”, comunicou no Twitter. O vídeo do pronunciamento em que Paulo Câmara anunciava o fechamento do comércio não essencial em Pernambuco, tra nsmitido ao vivo no dia 20 de março, foi adulterado por internautas, e usado para repassar a fake news. No vídeo original, o governador enfatizou que, nesta lista de proibições, não estavam inclusos supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósito de água mineral e gás.

Dada a largada - Em Afogados da Ingazeira de 31 partidos, sobreviveram apenas cinco na disputa proporcional: PSB, PSD, PDT, MDB, PODEMOS, PTB e PV.

Governo paga auxílio emergencial para mais 11 milhões de informais nesta sexta-feira - O governo federal pretende pagar, nesta sexta-feira (17), o auxílio emergencial de R$ 600 para 11,252 milhões de cidadãos que se inscreveram pelo aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br para receber o benefício. A informação foi dada pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (14). Segundo ele, este lote envolve MEIs (microempreendedores individuais), contribuintes individuais do INSS e informais sem nenhum tipo de registro nos cadastro do governo. "11 milhões 252 mil e 700 pessoas estão em análise neste momento. Vamos entrar noite adentro para enviar os dados para a Caixa até amanhã", disse ele, complementando que esses cidadãos deverão receber na sexta.

Postar um comentário

0 Comentários