Coluna O Linguarudo - Não Vou Mentir Para Agradar (28/03/2020)

Barragem da Ingazeira ainda precisa de 20 milhões de metros cúbicos, ou uma Brotas, para sangrar - Segundo Joel Gomes, falando ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, a situação da Barragem da Ingazeira é de grande volume, a praticamente cinco metros de verter. Ele esteve ontem no manancial. “Constatamos que o volume é um volume considerável. Falta para o vertedouro 4, 70 metros. Cinco metros ao todo para verter. Foi medida com um trena. Com certeza, mais de 50% já temos”. Com cálculos, ele diz que está numa cota de aproximadamente de 29 milhões de metros cúbicos. A conta é do engenheiro Hélder Perazzo. Como se faz a conta: vê-se a metragem da parede do chão até a soleira do vertedouro que é de 16 metros de altura e quantos metros falta para sangrar. Se faltam cinco metros, então tem nove de acúmulo. Ao final multiplica-se pelo volume da barragem. Chega-se a 27,56 milhões de metros cúbicos. A capacidade total é de 49 milhões. Restam cerca de 20 milhões de metros cúbicos, ou a capacidade da Barragem de Brotas, para verter. (Rádio Vivo)

Escoamento – A Confederação Nacional dos Transportes (CNT), que reúne o empresariado da área, foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra os decretos municipais e estaduais que fecharam limites entre municípios e divisas entre estados, pelo medo da Covid-19. Os empresários reclamam que não estão conseguindo escoar a produção. O relator será o ministro Luiz Fux.

Prefeituras de Iguaracy e Solidão pagam salários de março – Durante entrevista a Rádio Cidade FM ontem o Secretário de Administração Marcos Melo representando o Prefeito Zeinha Torres anunciou o pagamento dos servidores municipais de Iguaracy referente ao mês de março. Ontem dia 27 foi autorizado o pagamento dos profissionais da educação, Assistência Social, aposentados, pensionistas e todos os demais os efetivos, com exceção dos servidores da saúde que receberão na 2ª feira dia 30/03. Já em Solidão o Prefeito Djalma Alves informou através de sua página no facebook a programação de pagamento também do mês de março. Hoje dia 28 está liberado o pagamento de todos os servidores efetivos de Solidão; na segunda feira dia 30, pagamento dos inativos e pensionistas; na terça dia 31/03 contratados que recebem por transferência; dia 01 de abril na quarta recebem os servidores da secretaria de Obras e na quinta 02/04: serão pagos os alugueis e contratados da educação. O Prefeito Djalma Alves alerta em que em tempo de Coronavírus, seguindo a orientação da OMS – todos se mantenham na distancia de dois metros durante o pagamento e evitem aglomerações. (Por Anchieta Santos)

Itapetim realiza mais uma reunião do Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 - A equipe do Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 em Itapetim realizou mais uma reunião nesta sexta-feira (27) para tomar algumas medidas. Ficou decidido o adiamento da tradicional festa do Padroeiro São Pedro que terá a data remarcada. As aulas do município e o funcionamento dos órgãos públicos estão suspensos até o dia 7 de abril. A Secretaria de Saúde de Itapetim terá alguns serviços reduzidos, a exemplo do trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypt. A partir desta data todos os trabalhadores da Endemias passarão a desenvolver suas atividades voltadas a distribuição de kits com peixe piaba, evitando o contato direto com os pacientes para melhor preveni-los. A entrega se dará porta a porta e poderá ser solicitada através do telefone 87-9.9959.8896. “Continuaremos juntos na luta contra o Coronavírus”, concluiu o prefeito Adelmo Moura.

Sebastião Oliveira doa máscaras para o hospital de Serra Talhada - O deputado federal Sebastião Oliveira está totalmente engajado na luta para eliminar os avanços do Covid-19 no Brasil, sobretudo, em Pernambuco. Nesta sexta-feira (27), ele, que é médico, está doando mil máscaras de proteção ao Hospital Agamenon Magalhães (Hospam). Localizado no município de Serra Talhada – 11ª Gerência Regional de Saúde (Geres), o Hospam tem sido uma referência no combate ao Coronavírus no Sertão do Pajeú.

Inocente quer saber – A medida dos governadores de afrouxar o isolamento terá efeito pior na Covid-19?

Postar um comentário

0 Comentários