Campanha de vacinação contra a influenza começa nesta segunda, em Afogados da Ingazeira

23 março Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Seguindo orientação do Ministério da Saúde para todos os municípios, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira antecipou para esta segunda (23), a campanha de vacinação contra a influenza. O público-alvo da campanha, nesta primeira etapa, será idosos a partir dos sessenta anos e trabalhadores da saúde.

Para evitar aglomerações, a Secretaria de saúde levará a campanha para espaços amplos, como Escolas e o Centro Comunitário Multiuso do bairro Padre Pedro Pereira. Em espaços maiores, é mais fácil manter a distância mínima de dois metros entre cada pessoa. A orientação da vigilância é manter o isolamento social, sair para tomar a vacina, e voltar imediatamente para suas residências, adotando ao chegar, as medidas de higiene necessárias, como lavar as mãos com água e sabão, tomar um banho e vestir roupas limpas, além de higienizar objetos pessoais, a exemplo de óculos e celular.

Os locais são de acordo com a unidade básica de referência da pessoa. Confira:

Mancacaru l e ll – Escola Municipal Ana Melo

São Braz I e ll – Escola Municipal Domingos Teotônio

Sobreira – Escola Municipal Petronila de Siqueira

Borges – Escola Municipal Letícia Góes

São Sebastião – Escola Municipal Gizelda Simões

Padre Pedro Pereira – Centro Comunitário Multiuso

Na zona rural, a vacinação se dará nas UBS’s e pontos de apoio, de acordo com a programação de cada unidade, divulgada pelas agentes de saúde junto ao público alvo.

A antecipação da campanha é uma estratégia fundamental para esses tempos de pandemia de uma infecção respiratória (COVID-19), pois apesar de não imunizar contra o novo coronavírus, ao proteger a população do influenza, menos gente vai precisar de hospitalização . Na verdade, ao proteger a população do influenza, menos gente necessita de hospitalização, o que ajuda o sistema de saúde a reservar esforços para o novo coronavírus.

A vacina também minimiza o risco de coinfecção — quando a gripe e o coronavírus atacam juntos uma mesma pessoa —, o que aumenta o risco de complicações e morte. Esses recados valem especialmente para os idosos e portadores de doenças crônicas, grupos que tendem a sofrer mais com a pandemia.

0 comentários:

Recent Comments