Tabaqueiros reinaram no domingo de carnaval em Afogados da Ingazeira

No carnaval de Afogados, todo dia é dia de tabaqueiro. Das primeiras horas do dia até o último som do carnaval, centenas de mascarados percorrem as ruas da cidade estralando seus relhos e animando os foliões com o som de seus cinturões de chocalhos. Sem contar a beleza das máscaras e o colorido das fantasias.

Desde 2013, a Prefeitura vem acertadamente investindo na tradição dos tabaqueiros. Um trabalho que já vem rendendo bons frutos, como o reconhecimento do Governo do Estado e inclusão do tabaqueiro como um dos personagens do Carnaval de Pernambuco, a criação da associação dos tabaqueiros e o aumento, a cada ano, no número de desfilantes.

E o domingo foi o dia do concurso de tabaqueiros. No pólo montado na Rua Professor Vera Cruz, em homenagem ao Personagem, dezenas de mascarados desfilaram concorrendo a prêmios de 500, 300 e 150 Reais, respectivamente, para os três primeiros lugares. Premiação concedida pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes.

O Júri avaliou cada detalhe das apresentações, desde as roupas, máscaras, até a força do estralo do relho. Os vencedores do concurso foram "A Beleza do Carnaval Afogadense", em primeiro lugar; empatados em segundo, ficaram a “Caveira do Piseiro”, “Tabaqueiro Patrimônio de Afogados” e o “Gorila do Mal”. A terceira colocação ficou com o tabaqueiro mirim que saiu fantasiado de palhaço do filme “It – a coisa”. As premiações foram entregues pelo Secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Edygar Santos, o Presidente da Câmara de Vereadores, Igor Mariano, e o Vice-prefeito, Alessandro Palmeira. 

"Os Tabaqueiros são a tradição do nosso carnaval, e batalhamos muito para que a principal figura do nosso carnaval fosse reconhecida pela Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco, para que junto aos Papangus de Bezerros, os caiporas de Pesqueira e os Caretas de Triunfo, fizessem parte dos personagens do Carnaval de nosso Estado. Precisamos agora fortalecer a tradição das máscaras em papel marchê, para que possamos resgatar ainda mais a nossa tradição,” destacou o Vice-Prefeito, Alessandro Palmeira.

O dia também foi do desfile do bloco "Jegue elétrico", que reuniu um grande público na Rua Gustavo Fittipaldi, do bloco infantil uni-duni-tê, que levou toda a animação da gurizada para a avenida, e do bloco cazá-cazá, que reuniu a torcida do Sport Club do Recife. Mais cedo, no campo do sobreira, o tradicional jogo das virgens movimento o campo do "Cohabão", no bairro Sobreira. Confira algumas imagens da folia em Afogados nesse domingo.
  

 


 














Postar um comentário

0 Comentários