Novembro Azul: Posto Sede realiza atividades para o combate ao câncer de próstata

29 novembro Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata é o principal motivo da campanha Novembro Azul. Em Tuparetama, a Unidade de Saúde da Família José Luciano de Lima (posto sede), promoveu nesta quarta e quinta (27 e 28), uma série de atividades alusivas ao tema.

No total foram atendidos mais de 80 homens que participaram de palestras e rodas de conversas sobre a importância de se tornarem protagonistas nos cuidados com a saúde pessoal.

A equipe da unidade comandada pela enfermeira Daysa Savana Oliveira, realizou aferição de pressão arterial e glicemia capilar; testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C; toque retal; solicitação de exames laboratoriais de PSA, colesterol, triglicerídeos, sumário de urina, hemograma, glicemia em jejum, eletrocardiograma, dentre outros.

Para Daysa, as atividades protagonizadas no posto sede alertam o público masculino sobre a segunda doença que mais vitima homens no Brasil, o câncer de próstata.

“Com essas ações poderemos identificar novos casos de hipertensão, diabetes, problemas na próstata e no coração. Quanto antes iniciar o tratamento para tais doenças, maiores são as chances de cura.", alertou a enfermeira.

No final das atividades, os profissionais de saúde promoveram um café da manhã, num momento que facilitou a troca de experiências entre os presentes.

0 comentários:

Recent Comments