Deputado pernambucano discute Educação a Distância em congresso internacional

25 outubro Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


O deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB) participou nesta semana do 25º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (Ciaed), realizado em Poços de Caldas – MG, e que discutiu abordagens híbridas no ensino-aprendizagem na EAD. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) entre os dias 20 e 24 de outubro e reuniu dezenas de pesquisadores, professores, gestores e representantes de instituições de ensino superior (IES), entidades e empresas do segmento educacional.

Durante o congresso, o parlamentar, que é referência em gerenciamento de política pública de EAD, participou da mesa “Ensino Médio Articulado à Educação Profissional à Distância”. O deputado apresentou os pilares da política pública de educação profissional do Estado e falou sobre como a educação a distância ajudou em seu desenvolvimento: “Em Pernambuco temos as políticas públicas de Educação Integral e de Educação Profissional. As duas se confundem e se complementam, uma vez que todas as nossas escolas técnicas são também escolas integrais. E nessas escolas técnicas temos a possibilidade de oferecer a educação nas três formas permitidas pela legislação: o ensino médio integrado; o concomitante com os polos de Educação a Distância; e na forma subsequente. Começamos em 2010 com 13 Escolas Técnicas Estaduais e hoje possuímos 44 unidades, todas funcionando como polos de EAD. São 37 cursos ofertados e mais de 48 mil estudantes matriculados”, explicou.

Secretário Executivo de Educação de Pernambuco por aproximadamente 10 anos, Dutra trabalhou diretamente no desenvolvimento do Programa de Educação Profissional de Pernambuco, que possui hoje mais de 30 mil estudantes apenas no ensino a distância, e também na expansão da rede de escolas integrais, que já conta com 412 unidades. “Temos certeza que nas escolas onde há a concomitância, a possibilidade de articular o ensino médio e o ensino técnico por meio da EAD, os educandos terão um desempenho diferenciado nos índices educacionais e em suas vidas. Eu sou um grande defensor da Educação a Distância e acredito nessa possibilidade de, através do EAD, nós qualificarmos ainda mais o nosso Ensino Médio”, disse.

Também fizeram parte da delegação de Pernambuco no 25º CIAED o prof. George Bento (Gerente de Educação Profissional de Pernambuco), o prof. Manoel Vanderley (Gestor da Escola Técnica Estadual Prof. Antônio Carlos Gomes da Costa), Alex Sandro Gomes (Diretor de Inovação da SBC), José Lopes (Coordenador de EAD do CEFOSPE) e a profª Aline Vieira (Equipe de Gestão da EREMPAF).

0 comentários:

Recent Comments