Coluna O Linguarudo - Não Vou Mentir Para Agradar (29/08/2019)

29 agosto Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Estratégia do PSB - O Governo do Estado já iniciou o “mapeamento” dos municípios de Pernambuco com vistas às eleições de 2020. A meta do PSB é eleger, pelo menos, a mesma quantidade de prefeitos que elegeu no pleito anterior (70). As prioridades são os municípios mais populosos e de influência regional, a exemplo do Recife, Jaboatão, Olinda, Paulista, Garanhuns, Petrolina e Caruaru.

STF pode restringir efeitos de decisão que anulou condenação da Lava-Jato pela 1ª vez - Para evitar anulações em massa em processos da Lava-Jato, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estudam restringir a aplicação do entendimento firmado no caso Aldemir Bendine. Na terça-feira, a Segunda Turma anulou a condenação ao ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil porque o então juiz Sergio Moro abriu um único prazo para todos os réus apresentarem alegações finais. Para os ministros da Segunda Turma, o correto é primeiro a manifestação de réus delatores e, depois, dos delatados. A solução seria, no julgamento de novos recursos, restringir esse entendimento apenas aos réus que apresentaram recurso à primeira instância contra a ordem de alegações finais. Para os demais réus, a interpretação seria de que, se não recorreu na fase anterior, é sinal de que estava satisfeito com a ordem processual aplicada.

Enquanto isso... Lula pede que STF anule sentenças de Moro também em seus processos - Os advogados do ex-presidente Lula entraram nesta quarta-feira (28) com pedido de habeas corpus para que o STF (Supremo Tribunal Federal) estenda a ele a decisão de anular sentenças condenatórias do ex-juiz Sergio Moro. Os advogados de Lula já tinham apresentado reclamação nesse sentido a outros tribunais. Mas, diante da decisão do STF, decidiram recorrer imediatamente ao tribunal pedindo que o mesmo direito seja reconhecido para o ex-presidente. Os defensores do petista relatam pedidos que foram apresentados a Moro e indeferidos pelo então juiz.

EUA dizem não concordar com ajuda do G7 ao Brasil para incêndios - O governo dos Estados Unidos disse nesta quarta-feira que não concorda com a ajuda de US$ 20 milhões — aproximadamente R$ 83 milhões — oferecida pelo G7 ao Brasil para combater os incêndios que se alastram pela Amazônia nas últimas semanas. "Não concordamos com a iniciativa do G7 que não incluiu consultas com (o presidente) Jair Bolsonaro. A forma mais construtiva de auxiliar os esforços em andamento do Brasil é em coordenação com o governo brasileiro", afirmou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Garrett Marquis, em mensagem postada no Twitter.

0 comentários:

Recent Comments