Leishmaniose a doença que assusta São José do Egito

10 julho Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Segundo o blog Mais Pajeú apurou foram feitos exames de leishmaniose em vários cães na comunidade de Riachão. O número de animais infectados foi absurdo e segundo nossa fonte os mesmos serão sacrificados dia 16 do corrente mês.

O surto é imenso na cidade e não é de hoje, São José do Egito já registrou um óbito e uma pessoa foi em estado grave para Caruaru.

Perguntar não ofende! Quais ações serão tomadas no tocante a iminência deste surto? É notório que a capital da poesia têm muitos cachorros soltos que podem estar servindo de hospedeiros para a doença.


O que é a leishmaniose?

A leishmaniose é uma doença grave causada por um protozoário, que acomete não somente os cães, mas também os seres humanos, e muitas vezes pode ser fatal. A doença pode atingir a pele, células sanguíneas e órgãos internos como fígado, baço e rins. A doença é transmitida pelo mosquito flebotomíneo, conhecido popularmente como "mosquito palha". Este mosquito se infecta ao picar um animal ou ser humano já doente, e ao picar outro ser sadio transmite a doença.

“O mosquito palha, diferente do mosquito da dengue, gosta de locais com acúmulo de matéria orgânica, como quintais com restos de folhas e frutos, fezes de animais, e até mesmo galinheiros. O ideal é manter o ambiente sempre limpo para afastar este mosquito”, explicou a veterinária Mireille Sabbagh.

0 comentários:

Recent Comments