Governo de Tuparetama ofereceu aos professores mais uma Formação Pedagógica Continuada

12 julho Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


A prefeitura de Tuparetama realizou através da Secretaria de Educação do Município mais 1 Formação Pedagógica Continuada com todos os professores da rede de ensino na quinta-feira 11 de julho de 2019. O objetivo foi preparar os professores para trabalharem as diferenças raciais na sala de aula e elaborar o planejamento interno das escolas do município.

Esta teve como tema Nossas Diferenças Fazem a Diferença. As diferenças raciais foram escolhidas por a Secretaria de Educação por estarem nas metas exigidas por o Unicef para os municípios terem o Selo Unicef. “Alem de ser um tema que dá um direcionamento para vários outros temas”, disse Rafaely de Souza, secretária de Educação de Tuparetama.

A Formação Pedagógica Continuada foi dividida em 2 momentos. No 1º momento foi feita a abertura, uma leitura dramatizada, uma dinâmica em grupo, recitada 1 poesia e oferecida a palestra Como apresentar a cultura afro na sala de aula com Cláudio Marcelo, professor de história do Estado de Alagoas. No 2º momento os professores foram divididos por escolas para elaborarem o planejamento interno obedecendo a realidade de cada escola.

Segundo Cláudio, os professores devem tratar o racismo incluindo a cultura dos discriminados nas aulas, principalmente a cultura dos negros que foram historicamente discriminados. “Para que este negro tenha mais cultura e educação desde agora”, disse Cláudio.

O texto usado na leitura dramatizada foi A Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado. Esta leitura foi realizada por a professora Cristina Pereira. O poeta Manoel Marcos recitou o próprio poema, A lei 10.639/2003, e fez a dinâmica em grupo.

Serviço:

Local: Escola Municipal Francisco Chaves Perazzo
End: Av. Projetada, S/N
Bairro: Bairro Novo, em Tuparetama

0 comentários:

Recent Comments