14 de Junho - Dia Mundial do Doador de Sangue e da Manicure

14 junho Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Dia Mundial do Doador de Sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho.

O objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida.

A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 - 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.
Quem pode doar sangue?

Para doar sangue, a pessoa deve estar enquadrada dentro de algumas características específicas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS):
Homem ou mulher;
Entre 16 e 68 anos;
Ter acima de 50 quilos;
Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;
Estar bem alimentado e descansado;
Esperar entre 90 e 180 dias após o parto para mulheres grávidas;
Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar;
Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente; enquanto os homens devem esperar 60 dias.

Dia da Manicure

Esta data visa homenagear as/os profissionais que se dedicam a cuidar e embelezar as mãos de homens e mulheres, principalmente as unhas.

Para executar o seu trabalho, as manicures precisam ter um bom senso de estética e higiene, duas características fundamentais para garantir o seu sucesso profissional.

A profissão de manicure passou a ser oficialmente reconhecida no Brasil a partir da Lei nº 12.592, de 18 de janeiro de 2012.

O termo manicure entrou na língua portuguesa através do francês,manucure. No Brasil ou em Portugal, por exemplo, também é comum o uso de manicura (para se referir às profissionais femininas) e manicuro (para os masculinos).

Originalmente, no entanto, a palavra manicure surgiu a partir do latim manus, que significa "mãos", e cura que quer dizer "tratamento". Assim, manicure pode ser literalmente traduzido como "tratamento das mãos".

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), em 2016, calcula-se que as famílias brasileiras gastaram 20,3 bilhões de reais em serviços de beleza, incluindo o cuidado com as mãos. O Brasil é o terceiro mercado mundial para serviços de beleza.

As manicures são adoradas por suas clientes, pois a relação entre ambas é bastante fraternal e divertida, por norma. Em muitos casos, as clientes e manicures acabam desenvolvendo uma relação de amizade. (Calendarr)

0 comentários:

Recent Comments