Robô é criado durante I Encontro de Tecnologia do Pajeú

28 maio Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Esse robô que você vê aí é o Gripp3r, formado por peças LEGO. Ele é uma criação de estudantes do IFPE-Afogados da Ingazeira, que o elaboraram no minicurso de Robótica, que aconteceu durante o I Encontro de Tecnologia do Pajeú, promovido e sediado pelo campus Afogados entre os dias 20 e 24 de maio. 

O curso foi ministrado por Maria Clara dos Santos Vasconcelos e Maria Vitória dos Santos Vasconcelos, alunas de Licenciatura em Computação no IFPE-Afogados; e Dilva da Silva Queirós e Júlio César da Costa, estudantes de Bacharelado em Sistemas de Informação na UFRPE/UAST. 

O robô Gripp3r do kit LEGO mindstorms é composto por bloco EV3 (coração do robô, que conecta todas as outras partes e envia as suas respectivas programações), motores grandes (cada um ligado a uma das esteiras do robô para ele andar, fazer curvas), motor médio (ligado à pinça, faz com que ela feche e levante, abaixe e abra para pegar objetos) e sensor infravermelho (detecta proximidade). A programação é feita por meio do aplicativo LEGO mindstorms instalado no tablet que se conecta ao robô por bluetooth. 

Ele é um robô de resgate que captura objetos com a pinça e os transporta para outro local. As atividades desenvolvidas com a invenção tinham como objetivo estimular o raciocínio lógico, utilizando noções básicas de programação para a resolução de problemas, além de estimular o trabalho em equipe de maneira interativa. 

0 comentários:

Recent Comments