27 de Maio - Dia do Profissional liberal e do Serviço de Saúde

27 maio Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


O Dia do Profissional Liberal é celebrado anualmente em 27 de maio no Brasil.

Esta data é uma homenagem aos profissionais autônomos, ou seja, aqueles que prestam serviços de modo liberal, sem estarem fidelizados a uma empresa específica, por exemplo.

De acordo com a legislação trabalhista brasileira, o profissional autônomo prestador de serviços, como jornalistas, advogados e psicólogos, por exemplo, devem obter um registro de autonomia no município onde habitam.
Origem do Dia do Profissional Liberal

A escolha do dia 27 de maio como comemoração do Dia do Profissional Liberal é uma homenagem a aprovação do decreto de lei nº 35.575, de 27 de maio de 1954, responsável por reconhecer a Confederação Nacional dos Profissionais Liberais.

Hoje também é o Dia do Serviço de Saúde é celebrado anualmente em 27 de maio.

Esta data também é conhecida como Dia do Serviço de Saúde do Exército, uma homenagem ao Patrono do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro, João Severiano da Fonseca, que nasceu em 27 de maio de 1836.

O decreto de lei nº 2.497, de 16 de agosto de 1940, formaliza o título atribuído ao General Dr. João Severiano da Fonseca como “Patrono do Serviço de Saúde do Exército”.

Atualmente, não apenas o serviço de saúde do exército, mas todos os profissionais civis que se empenham em garantir um atendimento e serviço de saúde com qualidade e dignidade devem ser homenageados.

A saúde é o tema central em outros dias comemorativos, como o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), o Dia Nacional da Saúde (5 de agosto) e o Dia Panamericano da Saúde (2 de dezembro).

0 comentários:

Recent Comments