Tuparetama: Secretaria de Saúde intensifica ação de combate à dengue no distrito de Santa Rita

08 abril Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Com a intensificação das chuvas que têm caído na região nos últimos meses, o departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Tuparetama, juntamente com os agentes comunitários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Rita, realizaram na última sexta-feira (5), uma ação de bloqueio e conscientização em áreas públicas do distrito.

Foram feitas intervenções de bloqueio, conscientização e orientação da população, além de eliminação dos focos e busca de novos casos suspeitos. Essas medidas têm por objetivo identificar e eliminar os criadouros, bem como orientar a população sobre a necessidade de cuidado para evitar que os mosquitos Aedes aegypti encontrem ambiente adequado para proliferação.

Segundo o coordenador da vigilância epidemiológica, Ari Farias, a partir da análise epidemiológica realizada essa semana, os técnicos identificaram a existência de mosquitos contaminados na área. “Para evitar que o mosquito prolifere e ocorram casos da doença, é necessário que a população também ajude cuidando dos espaços em suas residências, fazendo o descarte correto de lixo e entulho somente nos locais adequados.”, alertou.

A secretária de Saúde, Elizabeth Gomes, alerta a população que no período de chuvas os riscos são maiores e o mesmo vetor de transmissão da dengue também pode transmitir as demais arboviroses como zika, chikungunya e até a febre amarela urbana.

“Os mosquitos Aedes aegypti colocam os ovos em qualquer recipiente com água e esses ovos conseguem sobreviver por meses em ambiente seco. Por isso é fundamental a colaboração da população nos descartes do lixo sempre em sacos ou sacolas bem fechados, atentar para que as plantas não tenham pratos aparadores. As garrafas retornáveis também são pontos de criação dos mosquitos e devem ser mantidas com a boca para baixo.”, orienta a secretária.


0 comentários:

Recent Comments