Prefeitura de Carnaíba realiza VI Conferência Municipal de Saúde

05 abril Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Em Pernambuco, mais precisamente no Sertão do Pajeú, a Prefeitura de Carnaíba, através da Secretaria Municipal Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, promoveu, nesta sexta-feira (05/04), VI Conferência Municipal de Saúde.

O evento foi realizado no teatro municipal José Fernandes de Andrade e teve como tema “Saúde não é favor, é direito. Carnaíba em defesa do SUS!”.

O prefeito do município, Anchieta Patriota (PSB), que é defensor do SUS e por melhorias no Sistema, participou da Conferência e disse que mesmo com as dificuldades que o país vem enfrentando, Carnaíba tem avançado muito na saúde, destacando investimentos feitos pela gestão na área, como na manutenção do Hospital Municipal Dr. José Dantas Filho, com a ampliação de serviços ofertados pela unidade, a exemplo de cirurgias, endoscopia, cardiologia e obstetrícia.

A fala do chefe do poder executivo foi reforçada pela secretária municipal de saúde, Selma Marques, que fez um resumo de outros serviços prestados à população, finalizando as suas palavras da seguinte forma:

“Momentos como esse de hoje nos traz a criação do SUS, a ampliação da assistência à saúde para coletividade, possibilitando, com isso, um novo olhar às ações, serviços e práticas assistenciais garantidas através dos princípios e diretrizes do SUS. O contexto atual do nosso país nos confere a missão de rediscutir as políticas de saúde existentes e lutar pela permanência de todos os direitos conquistados desde a 8ª Conferência Nacional de Saúde”.

O encontro reuniu o vice-prefeito, Júnior de Mocinha (PSB), os vereadores, Victor Patriota (PSB), Alex Mendes, e mais de cem pessoas, entre elas, trabalhadores da saúde, usuários do SUS e sociedade civil, que participaram ativamente da elaboração das propostas que deverão ser inseridas na construção das diretrizes do Plano Plurianual (PPA) e do Plano Municipal, Estadual e Nacional de Saúde.

Ainda durante a Conferência, houve palestra com Alessandra Noé – especialista em saúde pública – e foram escolhidos cinco delegados que irão representar Carnaíba na esfera estadual. (Aryel Aquino)





0 comentários:

Recent Comments