Prefeitura de Tuparetama fez várias ações de saúde no Distrito de Santa Rita

28 março Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Saúde do Município realizou as ações do Dia de Puericultura com atendimento Multiprofissional e o combate ao mosquito da dengue na UBS do Distrito de Santa Rita na quarta-feira 27 de março de 2019. As ações foram realizadas por as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), de enfermeiros desta UBS, da Epidemiologia e Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Tuparetama.

Nesta foram atendidas 20 crianças de 0 até 6 anos que passaram por avaliações de peso, de medida, das condições de saúde e do ambiente familiar. O combate à dengue foi feito com panfletagem na UBS, dedetização e com o tratamento dos criadouros de larvas no Distrito. “Porque em Santa Rita eu notifiquei 5 casos de suspeitas de dengue”, disse Rafaela Vasconcelos, Enfermeira Chefe e Coordenadora da UBS do Distrito de Santa Rita.

Segundo Manoel de Deus, Coordenador de Endemias da X Gerência Regional de Saúde (Geres) da Secretaria de Saúde de Pernambuco estando lotado em Tuparetama, foram encontradas larvas suspeitas de serem de dengue em 2 das 5 casas das pessoas que estão com suspeita de estarem com a doença. “Fizemos uma força tarefa e tratamos todos os criadouros que tinham a presença de larvas”, disse Manoel.

De acordo com Rafaela, as 5 pessoas suspeitas de estarem com dengue devem procurar novamente a UBS do Distrito de Santa Rita para concluir o caso quando estiverem com o resultado do exame feito para identificar a doença. “De posse do exame procurem o posto de saúde”, disse Rafaela.

A equipe do Nasf realizou os atendimentos com Eva Wilma, Psicóloga, Maria Souto, Fisioterapeuta, Drª Ana Rosa Dall´Anol, Fonoaudióloga e Paloma Nunes, Nutricionista. Nesta ação, ao identificarem algum problema, estes profissionais agendam uma consulta para fazerem o acompanhamento dos pacientes. “Tiveram 2 crianças que estavam acima do peso, aí a gente fez o encaminhamento de consulta”, disse Paloma.



0 comentários:

Recent Comments