Governo de Tuparetama realizou a VII Conferência Municipal de Saúde

28 março Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Saúde do Município realizou a VII Conferência Municipal de Saúde nesta quarta-feira (27). O tema desta foi Democracia e Saúde: Saúde como direito, Consolidação e Financiamento do SUS. O objetivo da VII Conferência Municipal de Saúde foi debater e colher propostas dos participantes sobre a saúde como um direito, a consolidação dos princípios, o financiamento adequado e suficiente do SUS.

Esta teve uma palestra com Socorro Borborema, que abordou o tema da conferência, destacando, entre outros assuntos, a importância da democracia e da participação popular nas conquistas da saúde pública. A VII Conferência Municipal de Saúde teve a participação cultural de Juninho Ribeiro cantando. “As conferências são de grande importância para a gestão de saúde do município”, disse Elizabeth Gomes, secretária de Saúde de Tuparetama.

Segundo Socorro, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 95 de 2016, PEC da Morte, congelou os gastos públicos com saúde por 20 anos e as pessoas têm que ter consciência desta decisão do governo. “Porque o modelo de saúde que a gente tem nasceu da luta das pessoas insatisfeitas com o sistema de saúde do momento. Isso aconteceu nos anos 70”, disse Socorro.

Depois da palestra os participantes formaram 3 grupos tendo cada 1 apresentado 6 propostas que foram aprovadas por todos os participantes. Destas o município deverá desenvolver 2, o Estado 2 e o Governo Federal 2. Após a aprovação das propostas foram eleitos 4 delegados com suplentes.

Estes vão levar as propostas aprovadas nesta conferência para a 9º Conferência de Saúde de Pernambuco que vai ser feita de 21 a 24 de maio de 2019. Os delegados eleitos foram Elizabeth Gomes com a suplente Tamires Daiane, Paulo Martins com o suplente José Feitosa, Tárcio de Oliveira com a suplente Aline Gomes e Wallace de Oliveira com a suplente Débora Moraes.

Estavam formando a mesa desta conferência Tanta Sales, Vice-prefeito e secretário de Obras e Infraestruturas, Rafaely de Souza, secretária de Educação, Roseane Gomes, secretária de Assistência Social, Nadja Oliveira, funcionária da Secretaria de Finanças, Jonathan Nascimento, Procurador da prefeitura, os vereadores Diógenes Patriota, Vandinha da Saúde, Valmir Tunu, todos de Tuparetama e Andreza Guimarães, Assessora de Gestão de Saúde.








0 comentários:

Recent Comments