Agricultores de Afogados terão sua produção adquirida pela prefeitura

22 março Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi criado em 2003, no governo do então Presidente Lula, visando incentivar a produção da agricultura familiar com a aquisição de alimentos por parte do Governo Federal. Essa política se expandiu, e hoje é uma realidade também para Estados e Municípios.

Foi aprovada ontem, por parte do Governo Federal, a liberação dos recursos para a continuidade do Programa em Afogados da Ingazeira para este ano de 2019. Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Joana Darc, serão liberados recursos da ordem de 200 mil Reais, para a compra de alimentos junto aos agricultores familiares de Afogados cadastrados no programa. Serão 43 famílias diretamente beneficiadas.

A Prefeitura já agendou reuniões para planejar as atividades referentes ao Programa. Na próxima terça (26) a reunião será com as entidades sócio-assistenciais que irão receber gratuitamente os alimentos adquiridos. A reunião com os agricultores está marcada para a primeira semana de Abril, com a data exata a ser divulgada no início da próxima semana. Milho, feijão, macaxeira, hortaliças, jerimum, frutas e carne são alguns dos itens a serem adquiridos. Os alimentos seguirão para entidades como a Asavap, abrigo institucional/casa de passagem João de Freitas Neto, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Casa de apoio ao pacientes de Afogados no Recife, cozinha comunitária e Escolas públicas da rede municipal de ensino.

No ano passado, o programa adquiriu mais de 29 toneladas de alimentos. Por determinação do Prefeito José Patriota, a fiscalização tem sido bastante rigorosa, para garantir que só participe do programa quem realmente produz os alimentos e não "atravessadores". O recebimento dos alimentos adquiridos é realizado em um espaço próprio, no prédio da antiga CAGEPE. Os técnicos e a coordenação do PAA mantem um calendário permanente de visitas aos agricultores com o intuito de fiscalizar, mas também de orientar para um melhor andamento do programa.

“Foi com muita alegria que recebemos a informação sobre a liberação dos recursos. O PAA é um programa muito importante. De um lado fortalece a agricultura familiar, assegurando a permanência do homem no campo; e de outro, garante a compra de alimentos de excelente qualidade e por preços mais acessíveis,” destacou a Secretária de Assistência Social, Joana Darc.


 

0 comentários:

Recent Comments