Com Formação Pedagógica, a Secretaria de Educação inicia ano letivo em Tuparetama

15 fevereiro Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Para celebrar a abertura do calendário escolar, a Secretaria de Educação de Tuparetama, promoveu a cerimônia de abertura da Formação Pedagógica 2019. Com o tema: “A Luz do Novo Currículo: Desafios e Possibilidades”, o evento aconteceu no Pajeú Clube, na tarde desta quarta (13), e contou com a participação dos mais de 150 profissionais da educação, além de autoridades e gestores das escolas do município e do estado.

Com palavras de boas vindas, a secretária de Educação, Rafaely Leite, abriu o evento para uma plateia formada por educadoras e educadores. Ela pontuou ações da pasta e falou dos novos desafios para o setor. “Esse é o momento de darmos as mãos e fazer uma educação de qualidade para o alunado da rede municipal de ensino. Temos essa missão de ensinar, precisamos estar juntos e ser resistência diante das mudanças na educação do país.”, frisou.

Foi apresentado o Planejamento Integrado entre as secretarias de Saúde e Educação, as quais desenvolvem ações conjuntas no Programa de Saúde na Escola (PSE). A novidade para 2019 é intensificar o programa, fortalecendo-o nas escolas em que atua e expandi-lo às demais unidades. De acordo com a enfermeira Tamires, responsável pelo programa, as metas consistem em promover ações para o bem-estar físico e mental dos alunos, além da promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos.

Em seguida, foi a vez do prefeito Sávio Torres, que esteve presente acompanhado da primeira-dama, Raquel. O gestor relembrou as ações que o governo municipal tem promovido pela educação e anunciou novidades para os salários.

“Já está em trâmite na Câmara de Vereadores o projeto que prevê o pagamento retroativo do aumento do piso salarial dos professores. Esse é um direito que damos atenção especial, pois nossos servidores prestam relevantes serviços para educar e ensinar nossas crianças e adolescentes.”, destacou o prefeito que também fez a entrega simbólica do kit de trabalho dos mais de 150 professores do município.

Coach educacional aborda temática da avaliação escolar

O momento mais esperado da noite foi a participação do coach educacional, o professor e mestre em Educação, Marinaldo Alves. O educador promoveu um workshop sobre avaliação, seus usos e atribuições para a gestão educacional, com abordagens para avaliação externa (direcionada para diretores) e avaliação interna (para avaliação dos professores em sala de aula).

Segundo Marinaldo, a avaliação externa é um importante instrumento de monitoramento para a escola como um sistema integrado. Já a avaliação interna, auxilia professores no o desenvolvimento do alunado em sala de aula.

O evento contou ainda com a participação do ator Flávio Rocha e da cantora Vanessa Andrade, que descontraiu os presentes no jantar oferecido.

Formações continuam até sábado

Acontecem nesta quinta e sexta (14 e 15), na Escola Padre Adelmo, formações por áreas específicas.

Confira as formações que estão sendo ofertadas:

Estudo do Novo Currículo de Pernambuco – Português, Matemática, Geografia, História, Ciências, Educação Física e Educação Infantil.
Formação para profissionais de higienização e alimentação escolar, com a nutricionista Luana Rodrigues e a coordenadora Denize Renato.
Formação para vigilantes com temas sobre Segurança e Ética Profissional, com a Polícia Militar









0 comentários:

Recent Comments