Melhor que Facebook? Como era ter um perfil no finado Orkut

04 dezembro Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


O Orkut fez o maior sucesso nos anos 2000 e era a principal rede social entre os brasileiros. Antes do Facebook ser tão popular, todo mundo ficava em frente ao computador conversando em comunidades e escrevendo scraps ou depoimentos para amigos. A finada rede social foi completamente desativada há 4 anos e deixou muitos fãs.

Diferentemente do Facebook, a saudosa rede social permitia que você soubesse as últimas cinco pessoas que visitaram seu perfil. Nas configurações era possível desativar a função para ficar invisível e poder fuçar à vontade, mas o benefício também era perdido.

O pessoal que participou do Orkut sabe o quanto era legal participar de comunidades junto com os amigos. A mais famosa da rede social era "eu odeio acordar cedo", com mais de 6 milhões de membros.

Os Scraps eram usados para enviar recados para um amigo, era um recurso bastante usado para mandar GIFs fofinhos. Era muito comum entrar para deixar um recadinho e encontrar a seguinte frase: 'leio, respondo e apago'.

No Orkut era possível postar depoimentos no perfil dos amigos. O texto ficava exposto para todo mundo e aconteciam até umas disputas para ocupar o topo da pessoa querida. Não era incomum escrever segredos e declarações de amor em depoimentos e colocar logo no começo do texto: "NÃO ACEITA".

Publicar foto no Orkut não era uma tarefa tão fácil como nas atuais redes sociais. Isso porque, só era permitido publicar 12 fotos por álbum. Restava ao usuário selecionar as melhores para cada pasta criada.

A rede social tinha até uma linguagem própria. As pessoas escreviam com muitos erros propositais, alternando letras em maiúsculo e em minúsculo com cores diferentes. O resultado final era um texto engraçado e muito trabalhoso de digitar.

Na página do perfil existiam três categorias: legal, confiável e sexy. Quem visitava podia avaliar e opinar sobre os quesitos. Os ícones eram, cubos de gelo (legal), carinha feliz (confiável) e corações (sexy).

Orkut ainda deixava todo dia uma frase da sorte para os usuário. Entrar no perfil e ler uma mensagem de motivação podia mudar o ânimo daquele dia. (R7)

0 comentários:

Recent Comments