TAPEMBOL: o mais novo esporte no Pajeú

22 novembro Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Com o objetivo de difundir o Tapembol, nova modalidade esportiva nas aulas de Educação Física no Estado de Pernambuco, a GRE Sertão do Alto Pajeú, através do Prof. Geraldo Anacleto está trazendo para região Nordeste, pela primeira vez o Prof. Marco Aurélio Cândido Rocha, criador do Tapembol, esporte que surgiu através de experiências com os alunos nas aulas de Educação Física do Centro Educacional Washington de Paula e Silva, na cidade de Caeté, Minas Gerais. O professor fará um workshop no dia 07 de dezembro a partir das 13h, na ETE Prof. Paulo Freire, na cidade Carnaíba. 

O primeiro professor a incluir o Tapembol nas aulas de Educação Física em nossa região foi Jeison Malaquias, professor de Educação Física da Escola Municipal Cônego Luiz Gonzaga Vieira de Melo, município de Carnaíba. 

O Workshop é aberto aos professores das redes estadual, municipal e privada, também para estudantes de Educação Física, totalmente gratuito.

O Tapembol foi criado em 2007, na cidade de Caeté em Minas Gerais, pelo professor de Educação Física Marco Aurélio Cândido Rocha. O jogo tem como objetivo gerar inclusão social justamente por permitir que todas as pessoas, independente de privações físicas ou idade possam participar. O esporte surgiu por meio de experiências com os estudantes nas aulas de Educação Física do Colégio CEW PROMOVE, o Centro Educacional Washington de Paula e Silva. Os primeiros toques na bola aconteceram em uma roda de “Peruzinho”, conhecido em outras regiões como “Bobinho” (TAPEMBOL, 2017).

O Tapembol é disputado em quadra, com seis jogadores/as de cada lado, um goleiro, dois na defesa, um central, um apoio direito e um apoio esquerdo. São utilizadas as mãos para tocar a bola (mão aberta), dando um toque ou dois na bola, de forma alternada e sem segurar, com o objetivo de fazer o gol. O goleiro é o principal protetor da área e possibilita a conexão das jogadas. O Tapembol é praticado com uma bola própria de 53 cm de diâmetro e peso de 130 gramas para crianças e 160 gramas para adolescentes. Oficialmente a quadra de jogo é a mesma utilizada para o Futsal e o Handebol, ou seja, 40m de comprimento por 20m de largura (GLATER, 2013).

De acordo com Rocha (2016), a criação do esporte nasceu pela necessidade de praticar um jogo que pudesse explorar e desenvolver as capacidades físicas das pessoas, sem que elas tivessem que ter habilidades específicas, como é necessário em outros esportes e que envolvesse a participação de todos/as. As regras são fáceis de serem cumpridas e o jogo não exige habilidades muito refinadas para sua prática, desenvolvendo assim, as capacidades de reação, equilíbrio, movimento, orientação e ritmo (GLATER, 2013).

A logo do Tapembol traz o desenho de uma mão aberta e uma bola em movimento. A palavra “Tapembol” vem da expressão “tapa em bola”, “tapa na bola”. A cor amarela foi escolhida pela visibilidade da bola em quadra (TAPEMBOL, 2017).

O Tapembol trata-se de uma prática pedagógica inovadora nas aulas de Educação Física escolar, possibilitando a experimentação, a descoberta, o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, da atenção, e da inclusão, além de propiciar o desenvolvimento dos aspectos afetivos, cognitivos, sociais e motores, tão importantes na fase escolar (TIBURCIO e BERNARDES, 2017).

0 comentários:

Recent Comments