Sertão Alternativo vai trazer diversidade cultural para o Pajeú

28 novembro Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro (sexta e sábado próximos) será realizada a segunda edição do Festival Sertão Alternativo em Afogados da Ingazeira, organizado pelo Coletivo Espaço e Resistência. Neste ano o grupo amplia a diversidade de produções artísticas e linguagens, oferecendo ao público em geral entretenimento, informações, shows, oficinas, bate-papos e exposições, tudo de forma gratuita. Esse mesmo coletivo organizou, juntamente com a Secretaria de Cultura Municipal, o Afo Rock (2013-2016), no entanto, tiveram que pensar em outro formato, como afirma uma das organizadoras Laeiguea Bezerra “O nome e a configuração não atendiam mais à nossa proposta que era oferecer um variado leque de produções artísticas. Sendo assim, depois do surgimento do Coletivo Mangaio e, consequentemente, do Espaço e Resistência, fomos estudando e buscando meios de tornar o Festival independente. E hoje, realizamos com o apoio de diversas pessoas que acreditam na nossa ideia. É um trabalho coletivo mesmo. ”

O Coletivo Mangaio surgiu em 2016 através da união de artistas e produtores do Pajeú e hoje conta em sua formação 4 coletivos: Espaço e Resistência (Afogados da Ingazeira), Ebasta (Serra Talhada), Fundação Cultural Ambrosino Martins (Triunfo) e Marginal (São José do Egito). Há reuniões trimestrais com apresentação de bandas e já saiu uma coletânea com músicas autorais, disponíveis no YouTube e SoundCloud. O Espaço e Resistência atua também desde 2016 promovendo shows em locais públicos da cidade de Afogados da Ingazeira e traz o festival com uma programação recheada: 

Sexta-feira (30 de novembro)

Oficinas – 13h na EREM Normal Estadual Professora Ione de Góes Barros

Oficina 1: Publicações minimalistas

Público-alvo: estudantes

Facilitador: Fred Caju (poeta e editor)

Oficina 2: Memorialismo, baús e lampiões

Público-alvo: estudantes

Facilitador: Stefanni Marion (escritor e antologista)

Roda de Diálogo – 16h na Rua Professor Vera Cruz, Centro 

Do Alto José do Pinho ao Sertão do Alto Pajeú: o movimento underground pernambucano com Cannibal (Devotos) e Coletivo Mangaio)

Shows – a partir das 20h na Rua Professor Vera Cruz, Centro

20h – Coco Raízes do Caroá (Carnaíba);

21h – Instituto Arte Mambembe (São José do Egito);

22h – Tiboa (São José do Egito); 23h – Flaira Ferro (Recife);

0h – Sipesca (Serra Talhada).

*Nos intervalos das apresentações, haverá declamação de poesia com Clarissa Siqueira (Afogados da Ingazeira), Cláudia Dalla Nora (Recife) e Giuseppe Mascena (Recife).

Sábado (1º de dezembro)

Oficina – 11h no auditório da Secretaria Municipal de Educação

Frevo para desatar poemas do corpo

Público-alvo: estudantes

Facilitadora: Flaira Ferro (cantora e dançarina)

Roda de Diálogo – 16h na Rua Professor Vera Cruz, Centro 

Os desafios das mulheres e o protagonismo feminino com Flaira Ferro, Gi Vatroi (designer gráfica), Lilo Mc e Amanda Timóteo (SLAM das Minas PE), República Feminista, Thays Albuquerque (UEPB), Lu Mattos (Fundadora da República Feminista), Coletivo Espaço e Resistência, representantes de organizações públicas e ONGs 

Lançamento do livro “Música para o povo que não ouve” (Cannibal - Devotos)

Local: Feira do Empreendedorismo (Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara), às 18 horas

Shows – a partir das 20h na Rua Professor Vera Cruz, Centro

20h – Ambrosino (Triunfo);

21h – A Dobra (Serra Talhada);

22h – Performance “Reflexo encarnado” de Gi Vatroi (Recife) 22h30min - 1000KLRAP (Afogados da Ingazeira); 23h30min – Slam das Minas PE (Lilo Mc e Amanda Timóteo) 0h – Sertão Esquema Noise (Afogados da Ingazeira).

*Nos dois dias, no local do evento, ainda haverá a exposição “Distorções e mau contato” do artista plástico recifense Apuã. 

O Festival Sertão Alternativo no ano passado homenageou Geninho, um dos artistas mais antigos da cidade e, neste ano, o homenageado é Seu Dimas, um dos apoiadores do Coletivo Espaço e Resistência e dono de um dos bares mais boêmios que possibilitou o encontro de diversos artistas da região.

0 comentários:

Recent Comments