Outubro Rosa começou a ser intensificado no PSF do Bairro Bom Jesus, em Tuparetama

22 outubro Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Saúde do Município está intensificando a ação do Outubro Rosa no PSF do Bairro Bom Jesus, iniciando nesta segunda-feira (22) até a quinta-feira (25). Elizabeth Gomes, secretária de Saúde de Tuparetama, esteve hoje acompanhando este Outubro Rosa. Esta ação tem o objetivo de fazer a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama e do colo do útero, no mês de outubro, nos 3 Postos de Saúde do Município.

O PSF do Bairro Bom Jesus está realizando a prevenção com as gestantes, oferecendo limpeza facial, solicitação de exames de mamografia para mulheres acima de 50 anos, palestra sobre câncer de colo de útero e de mama. Todos os Postos de Saúde do município vão sortear 1 cesta de natal com as mulheres que realizarem a prevenção do Outubro Rosa. “Uma forma de incentivar para elas fazerem a prevenção, o citológico”, disse Elizabeth.

Segundo Elizabeth, a Secretaria de Saúde de Tuparetama vai está oferecendo um ginecologista exclusivamente neste Outubro Rosa, dia 31 de outubro. Esta especialidade vai atender a demanda reprimida e as consultas encaminhadas por as enfermeiras nesta ação. “Um ginecologista para eliminar a demanda reprimida para esta especialidade”, disse Elizabeth.

A palestra desta ação está sendo dada por Katiana Valdivino, Enfermeira e Coordenadora do PSF do Bairro Bom Jesus. Esta abordou a necessidade da prevenção, a forma da mulher realizar o autoexame das mamas e ressaltou que a mulher com histórico de câncer na família deve ter mais cuidado com a prevenção. “Quando você tem alguém em casa que já teve câncer você fica indicada para fazer a prevenção de 6 em 6 meses”, disse Katiana.

De acordo com katiana, as grávidas devem realizar esta prevenção desde que obedeçam o período de gravidez estipulado por o Ministério da Saúde. “Tem o mito de que gestante não pode fazer prevenção, mas o Ministério da Saúde recomenda a prevenção com a gestante após o 1º trimestre da gravidez”, disse Katiana.

A limpeza de pele oferecida nesta ação do PSF do Bairro Bom Jesus está sendo realizada por Camila Patriota, fisioterapeuta e Coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Secretaria de Saúde de Tuparetama. Estes atendimentos do Outubro Rosa mais saúde bucal da mulher a equipe do PSF do Bairro Bom Jesus vai está oferecendo no Centro Social e Posto Médico da Zona Rural da Carnaúba, na quinta-feira (25), das 7hs às 12hs.



0 comentários:

Recent Comments