Coluna O Linguarudo traz os bastidores das eleições (02/10/2018)

02 outubro Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Presidente do Ibope: facada em Bolsonaro não trouxe nem tirou votos - A facada que tirou o candidato à Presidência do PSL, Jair Bolsonaro, do dia a dia da campanha eleitoral, há quase um mês, não trouxe nem tirou votos da sua candidatura, mas reduziu um pouco o ódio do pleito, avaliou o presidente do Ibope, Carlos Montenegro. Ele observou que o crime deu mais tempo a Bolsonaro na TV, mas nem isso se refletiu em aumento de intenção de votos para o candidato nas eleições 2018. "Eu acho que a facada não mudou o quadro eleitoral, acho que ninguém vai votar nele por causa da facada, a rejeição que tinha a ele continuou, até a manutenção do número (porcentual) dele por algum tempo mostra que não tirou votos nem cresceu, só reduziu o ódio", afirmou a jornalistas após almoço na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

Betânia e Calumbi: MPPE orienta sobre atitudes ilícitas e utilização de carros de som no período eleitoral - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) orientou os partidos políticos, candidatos, órgãos policiais e demais forças de segurança pública das duas cidades acerca das ilicitudes mais comuns que ocorrem no período eleitoral. Além da orientação, o MPPE recomendou que os carros de som sejam utilizados de forma correta. Na recomendação, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (1), a promotora de Justiça Camila Spinelli solicitou que os partidos e os candidatos usem carros de som apenas em carreatas, caminhadas, passeatas e durante reuniões e comícios. Os limites de volume sonoro permitidos pela legislação comum devem ser respeitados. Em relação às ilicitudes, ela solicitou que todos os responsáveis por campanhas se abstenham de realizar práticas como jogar material de propaganda no local de votação ou em vias próximas, subornar eleitores em troca de votos, boca de urna, distribuição de brindes e transporte de eleitores em veículos que não estejam a serviço da Justiça Eleitoral ou coletivos de linhas regulares. Por fim, o MPPE orientou que a aglomeração de eleitores usando vestuário padronizado no dia da votação é vedada até a hora do final da votação, bem como os instrumentos de propaganda.

Neutro no 1º turno, PSB vai se posicionar contra Bolsonaro no 2º - Independentemente de quem seja o adversário de Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno das eleições 2018, o PSB já tem uma posição definida: a sigla ficará contra o candidato do PSL. No primeiro turno, o partido comandado por Carlos Siqueira, presidente da legenda, optou por permanecer neutro por pressão do PT, que temia que a sigla apoiasse Ciro Gomes (PDT). Desta vez, no entanto, a posição do PSB será apoiar qualquer um que enfrente Bolsonaro.

Justiça Eleitoral aprende material irregular no comitê de Paulo Câmara em Moreno - A fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) cumpriu um mandato de verificação, busca e apreensão e confiscou, na tarde desta segunda-feira (1º), material de campanha irregular, no comitê de campanha do governador e candidato à reeleição, Paulo Câmara (PSB), no município de Moreno, contendo a imagem do ex-presidente Lula (PT) como candidato. A apreensão do material foi motivada por uma denúncia ao sistema Pardal. No comitê, situado na rua Cleto Campelo, número 3299, foram apreendidas 1.500 praguinhas, sete caixas com 27 mil santinhos, 200 cartazes, e um adesivo perfurado com a imagem e número do partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como candidato à presidência, ao lado do socialista, com os dizeres "Lula é Paulo, Paulo é Lula. Presidente Lula 13, vice Fernando Haddad. Governador Paulo, vice Luciana Santos". Também foram apreendidos 500 folhetos com imagens e dizeres "Haddad é Lula 13, vice Manuela D'ávilla. O senador de Lula Humberto 130".

0 comentários:

Recent Comments