Projeto UFPE no meu Quintal trouxe conhecimento e troca de experiências para Tuparetama

31 julho Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


A terceira edição do projeto “UFPE no meu Quintal” aconteceu no município de Tuparetama, no sertão do Pajeú, nos dias 22 a 29 de julho. 

O projeto foi fruto da parceria entre a prefeitura municipal de Tuparetama e a Universidade Federal de Pernambuco através da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) e o Centro Acadêmico de Vitória (CAV).

A proposta do UFPE no meu Quintal foi trazer estudantes universitários para município, para realizar cursos e capacitações variadas, com eixos temáticos que variaram entre Cultura, Saúde, Educação, Esportes, Meio Ambiente e Tecnologias sociais. Em Tuparetama, 80 estudantes realizarão 45 oficinas, distribuídas em quatro escolas municipais e estaduais ginásio de esporte,na academia ao ar livre e nas Secretarias de Cultura, Educação e Saúde. É importante destacar a iniciativa da utilização de um container móvel no centro da cidade trazido pelo projeto, que está sendo utilizado para a exibição de filmes e as demais oficinas. 

Dentre os temas apresentados, teve "Educação Física para Crianças", "Libras no Contexto Escolar", "Imaginário no Continente Africano", "Violência contra Mulher", "Prática Sustentável do Ecossistema da Caatinga", entre outros. Também houve a visita dos universitários ao distrito de Santa Rita, localizado a 27km do centro.

Na escola Anchieta Torres, foram realizadas as oficinas “Tratamento de dejetos e manejo defensivo”, “Noções de direito”, “Práticas alternativas de convivências para o uso sustentável do ecossistema caatinga” e “Tratamento de água e descarte do lixo”. 

O projeto UFPE no meu Quintal trouxe também para Tuparetama grupos de tênis, tiro com arco, kung fu, jiu jistu e defesa pessoal, que trabalharão em atividades nas escolas e ao ar livre no centro da cidade nos dias 25 e 26 de julho, e que contaram com uma grande participação de crianças,jovens e adultos.

O último dia de atividade ficou reservado para o plantio de um bosque de IPÊ na academia das cidades que contou com a presença do padre luizinho que deu a bênção ao plantio e todos que estiveram envolvidos no projeto. 

Foram mais de mil e quinhentos inscritos nas oficinas que aconteceram simultaneamente durante toda semana.A população criou um forte vinculo com os universitários e foram vários os momentos emocionantes na hora de se despedirem da turma.

O governo municipal comemora mais esta grande ação junto ao povo de Tuparetama,e ficamos com a certeza que esse projeto deixou muitas experiências positivas que darão continuidade no município.












0 comentários:

Recent Comments