Prefeitura de Tuparetama está desenvolvendo um programa de combate ao tabagismo

10 julho Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, participou do encerramento da 1º fase do Programa Viver Bem Sem Tabagismo, da Secretaria de Saúde do Município, em 05 de julho de 2018. Este iniciou, em 26 de março de 2018, com 12 tabagistas encerrando com 9. Destes, 8 abandonaram 100% o cigarro e 1 reduziu em 90% a quantidade de cigarros. Esta 1º fase foi um projeto piloto. A 2ª fase vai ser desenvolvida nas UBS do município a partir do 2º semestre.

“São grupos no intuito de ajudar a população a parar de fumar”, disse Elizabeth da Silva, secretária de Saúde de Tuparetama. Nesta 1º fase os tabagistas receberam o acompanhamento semanal da equipe de profissionais da Secretaria de Saúde, entre estes, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), dos dentistas e do professor de educação física da Secretaria de Saúde, Josinaldo Silva.

Segundo Clarissa Siqueira, Coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Tuparetama, que acompanhou estes tabagistas, a campanha vai continuar até completar 1 ano. “Durante os encontros foram desenvolvidas várias técnicas de relaxamento e respiração para combater a fissura por cigarro com orientação para combater as crises de abstinência”, disse Clarissa.

Este programa faz parte das ações do Ministério da Saúde de combate ao tabagismo. Na 1º fase os encontros da campanha Viver Bem Sem Tabagismo foram semanais sendo a partir da 2º fase mensais. “No Programa do Ministério os encontros eram para ser quinzenais, mas o grupo de tabagistas preferiu encontros semanais. Os tabagistas disseram que se sentiam mais seguros”, disse Clarissa.

De acordo com Elizabeth, os dados indicam que o município tem muitos fumantes sendo um dos motivos para a campanha Viver Bem Sem Tabagismo ser desenvolvida nas UBS do município na 2º fase. “O índice do município é alto”, disse Elizabeth. Nesta campanha a Secretaria de Saúde de Tuparetama, inclui a distribuição de medicamentos para os tabagistas pararem com o vício.

0 comentários:

Recent Comments