Secretário de Afogados e equipe participam de encontro da Astur/PE em Santa Cruz do Capibaribe

10 maio Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Nestas segunda e terça-feira, foi realizado o 2º Encontro da Astur/PE, em Santa Cruz do Capibaribe. Nesta reunião se fizeram representados 40 municípios pernambucanos. As atividades foram iniciadas ainda na manhã da segunda-feira com o Encontro de Turismólogos da Astur/PE. 

A reunião de turismólogos contou com a representação de vários municípios do Estado, também estiveram presentes a secretária executiva do Contur, Margarete Lima, que representou a na ocasião representava a secretária de Turismo de Pernambuco, Manoela Marinho, e a representante da Empetur, Tereza Cristina. Na pauta da reunião estiveram o apoio da Seturel, através da Empetur, para a elaboração do Plano Estratégico do Turismo da Astur, esse Plano visa a reunião de estudos, técnicas e ações turísticas para os próximos 10 anos, e o apoio da ABBTUR nacional para a reativação da Seccional Pernambuco.

Durante a tarde da segunda-feira, foi realizado o encontro dos secretários e dirigentes de turismo de Pernambuco, o momento foi ímpar, pois, além da presença e representação dos municípios, também foi lançada oficialmente a Rota da Moda, que é a junção de alguns municípios do Polo de Confecções do Agreste, para a promoção do Turismo de Negócios. Os municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Riacho da Almas são os protagonistas da Rota da Moda. Além dos atores do Turismo pernambucano, estiveram na reunião o vice-prefeito do município anfitrião, Dida de Nan, o vice-prefeito de Gravatá, Danilo Melo, representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), imprensa local e regional dentre outras representações sociais .

Também foram proferidas duas palestras durante o encontro. Uma das palestras foi com a turismóloga, Érika Cavalcanti Ferraz, que enfatizou a importância do planejamento para as ações turísticas, e a outra com uma das maiores autoridades do Turismo no Brasil, Cristiano Lopes. A palestra com o Cristiano se intitulou de O Negócio é Turismo e trouxe conhecimento sobre o Turismo desde o seu nascimento até as mais recentes vertentes praticadas no mundo.

A Mostra Gastronômica da Astur foi mais um dos pontos altos do Encontro, realizada logo depois da reunião dos secretários, ela é uma excelente oportunidade para que os municípios façam conhecidas as suas iguarias. Também é um ótimo momento para a troca de experiências gastronômicas e históricas entre os municípios. Com a degustação dos licores e cachaças, frutos do mar, doces, cocadas, compotas, bolos e tortas, pães, bolachas, dentre outras maravilhas muito convidativas ao paladar, os municípios participantes promovem experiências muito agradáveis para todos aqueles que se fazem presentes e findam por construir uma imagem muito positiva de suas terras e recantos.

Durante a noite da segunda-feira foi aberto espaço para a os artistas forrozeiros da Astur, artistas que se empenham por preservar um dos ritmos característicos de Pernambuco, o forró, em um momento de pura confraternização e integração entre os representantes dos municípios. O primeiro dia, do 2º Encontro da Astur/PE 2018, foi finalizado da melhor forma possível. Isto é, todos os que se congregaram durante as reuniões do dia puderam conhecer e desfrutar de manifestações culturais e gastronômicas de grande parte dos municípios pernambucanos.

A terça-feira, Dia Nacional do Turismo, foi marcada por reuniões administrativas e visitas técnicas no Rota do Mar Complex, no Moda Center Santa Cruz e no Cruzeiro da cidade, um dos pontos de maior altitude do município, isso com direito a um passeio de Toyota – um veículo característico da locomoção no município e em toda a região Agreste de Pernambuco.

O secretário de Cultura, turismo e esportes de Afogados da Ingazeira, Edygar Santos e sua equipe participaram do evento, onde além do aprendizado promoveram o nome da cidade com apresentação de comidas típicas afogadenses.

0 comentários:

Recent Comments