Imagem do Dia: belo arco-íris registrado em Afogados da Ingazeira

09 abril Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários



Um belo arco-íris foi registrado pelo internauta Adam na cidade de Afogados da Ingazeira.

Arco-íris - De Arco + Mitologia Iris (a mensageira da deusa Juno, que vinha do Céu caminhando por este Arco) (Dicionário Aurélio) Singular : arco-celeste, arco-da-aliança, arco-da-chuva, arco-de-deus, arco-da-velha (velha lei), arco-íris; Plural : arcos celestes, arcos da aliança, arcos da chuva, arca de deus, arcos da velha. arcos-íris. O Arco-íris é um dos maiores espetáculos de cores e luzes da Terra. Um arco de sete cores - que vai do vermelho ao roxo, passando pelo laranja, amarelo, verde, azul e azul marinho - com todas as suas nuanças e gradações.

O Arco-íris é mencionado por diversas vezes na Bíblia, inclusive no episódio do Dilúvio, quando o Criador assumiu o compromisso de não mais extinguir a humanidade, colocando no Céu, como testemunho desta decisão, um Arco-Iris O tradicional Arco-íris é na verdade a luz do sol alargada pelo espectro de cores, desviadas para o olho do observador por gotinhas de água, mais especificamente, gotinhas de chuva. O Arco que aparece é apenas metade do círculo que tem um centro comum, mas não é todo visível.

COMO SE FORMA O ARCO-ÍRIS? Para dar esta resposta será necessário lembrar alguns princípios da Física, particularmente da Luz. Trata-se de um problema de Óptica, claramente examinado e provado por René Descartes, o mesmo que idealizou o fantástico experimento de separação da luz do sol ( luz branca ) em sete diferentes cores, através do prisma. (Esta é uma experiência fácil de se realizar. Peça informações ao seu professor de Física.) Descartes simplificou o estudo do Arco-íris através do estudo de uma Gota D'água e de como ela reage a um raio de luz. Descartes descreve como colocou uma grande esfera, simulando uma grande gota de água, na luz do sol, observando como ela se refletia, o que pode ser comprovado pelo desenho de uma única gota de água.

Recent Comments