Caretas de Triunfo se apresentam no Congresso de Municípios da Amupe

07 abril Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Fotos: Luiz Carlos/ Mais Pajeú

O Caretas de Triunfo eram uma das apresentações mais esperadas do Congresso de Municípios da Amupe e não deu outra a apresentação deles empolgou pela animação e cultura. O prefeito da cidade, João Batista, assistiu tudo com entusiasmo e ao final fez pose com seus conterrâneos para as lentes do Mais Pajeú.

Os caretas são os principais personagens do carnaval de Triunfo e são conhecidos como símbolo da cidade e patrimônio cultural do município. Os personagens surgiram no ano de 1917, quando algumas pessoas proibidas de participar de uma apresentação, decidiram vagar pelas ruas com fantasias fazendo barulho. No começo, os Caretas usavam roupas escuras, seguravam chicotes e assustavam moradores, hoje animam e colorem as ruas nos dias de carnaval. O desfile acontece na segunda-feira de carnaval.

Os Caretas são figuras satíricas que transformam o carnaval de Triunfo em um dos mais irreverentes do Estado.

As máscaras dos Caretas podem até não estampar um sorriso, mas eles são a representação máxima da alegria e da tradição do Carnaval de Triunfo. Os mascarados representam o principal personagem do carnaval triunfense há mais de 90 anos, e que consolidaram o carnaval de Triunfo como um dos melhores festejos de momo do interior do Estado de Pernambuco. Divididos em grupos chamados de ‘trecas’, suas fantasias vão da cabeça aos pés, com máscaras feitas de papel, grude e amido de mandioca, chapéu de palha, o relho ou chicote, e a tabuleta, placa em que são escritas frases satíricas como as típicas de pára-choques de caminhão.

Todo ano, os melhores caretas são premiados em um concurso promovido na segunda-feira de carnaval, por isso, as fantasias tentam se tornar mais criativas e caprichosas.




Recent Comments