No Dia das Mulheres nossa homenagem a Giza Simões

08 março Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Maria Giselda Simões Inácio, a nossa Giza Simões, foi umas da mulheres mais queridas da história de Afogados da Ingazeira. Giza era casada com Orisvaldo Inácio da Silva, ex-prefeito. Em 1996, Giza é eleita prefeita pela primeira vez e reeleita em 2000, derrotando o ex aliado Totonho Valadares. Em 2010 Giza foi a  candidata a deputada mais votada da história da cidade.

Em fevereiro de 2011, perdeu o marido, Orisvaldo Inácio, após complicações para tratamento de uma hérnia inguinal. Pouco depois foi diagnosticada com uma doença chamada Síndrome Mielodisplásica, que causa a produção inefetiva de células sanguíneas. Mesmo assim, foi candidata em 2012, obteve 9.820 votos, não se elegendo. Pouco depois teve que intensificar o tratamento.

Giza morreu no dia 25 de setembro de 2013, aos 66 anos, em Curitiba. O velório foi em Afogados e o sepultamento aconteceu em Alagoinha, no Agreste, cidade onde nasceu. 

Giza entrou para história de Afogados devido seu carisma, trabalho prestado e pelo amor que o povo afogadense tem até hoje por ela, onde era conhecida por “Mãe da pobreza”, “amiga dos pobres”.


Recent Comments