Prefeitura de Tuparetama iniciou Ação de Combate e Prevenção da Hanseníase em 24 de janeiro

31 janeiro Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


A prefeitura de Tuparetama através da Secretaria de Saúde do Município iniciou a Ação Ativa de Combate e Prevenção da Hanseníase em 24 de janeiro de 2018. Integram esta ação as 3 Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. O Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase é comemorado todo último domingo de janeiro fixando a luta contra esta doença.

A ação da Secretaria de Saúde de Tuparetama vai continuar por todo o mês de fevereiro com palestras e distribuição de panfletos sobre a hanseníase. Esta doença provoca problemas nos nervos periféricos ou na pele. A hanseníase causa “manchas na pele ou o comprometimento dos nervos periféricos. As manchas perdem a sensibilidade térmica e dolorosa”, disse a Enfermeira Chefe e Coordenadora da UBS Sede José Luciano de Lima, Daysa Savana.

Segundo a médica da UBS Sede, Arisneyis Perez, é importante que as pessoas ao notarem qualquer mancha na pele procure de imediato o atendimento médico. “Ao perceber uma mancha na pele a pessoa deve vir logo ao médico”, disse Arisneyis. A hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias através de tosse e espirro.

A Secretaria de Saúde de Tuparetama está realizando o tratamento gratuito e supervisionado de 2 pacientes com hanseníase. “Após a primeira dose do medicamento não há mais possibilidades de transmissão da doença”, disse Perez.

Recent Comments