Iguaracy comemora hoje 54 anos de emancipação política

20 dezembro Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Primitivamente o município era uma área de pastagem conhecida como Logrador, de propriedade de Antônio Rabelo. As terras foram por ele doadas à Igreja, para o patrimônio de São Sebastião, em 1912. O padre Carlos Cottart construiu uma casa, onde celebrava o culto, o que atraiu o comércio e moradores para o local. Em 1914, o povoado era conhecido como Macacos. Em 1948, o nome foi mudado para Iguaraci.

Mais tarde, a Lei Estadual nº 4.954 , de 20 de dezembro de 1963, desmembrou de Afogados da Ingazeira os distritos de Iguaraci, Jabitacá e Irajaí, para formar o novo município de Iguaracy (ex-Iguaraci) , cuja grafia foi alterada por essa mesma lei.[6]

Há diversas interpretações para o nome Iguaraci. Segundo Roberto Harrop Galvão, guaraci em tupi antigo quer dizer "Sol": guara significa "seres viventes", e ci, "mãe". Para os tupis, o sol era uma entidade feminina, a mãe dos Viventes. O nome Iguaraci seria uma diferenciação do município de Guaraci, em São Paulo.

Segundo Plínio Salgado, Iguaraci significa "aurora" (i ou gua quer dizer "água", e o sol, no Brasil, nasce do lado do mar). Já Tibiriçá argumenta que a palavra é originária de ycuara-assy, que quer dizer "poço pestilento".

Hoje Iguaracy completa 54 anos de emancipação política, confira programação:

7h - Missa em Ação de Graças e hasteamento dos pavilhões oficiais; 
8h40 - Apresentação de bandas marciais;
9h30 - Inauguração do calçamento da Avenida José Bezerra Câmara, assinatura da Ordem de Serviço no Bairro Santa Ana;
15hs - Final do campeonato municipal de futebol; 
18h - Abertura da I Feira Iguaracy Empreendedor, que homenageia o centenário de Sebastião Alves da Silva, em seguída haverá apresentações culturais;
19h30 - Tradicional corte do bolo. A programação será concluída com um show gospel.

Recent Comments