Festival Literário dos Sertões tem início com palestra do Sebrae, shows e homenagens

02 dezembro Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


A prefeitura de Tuparetama e a secretaria de Cultura, Desporto e Turismo desta cidade apoiam o Festival Literário dos Sertões do Pajeú, Moxotó e Cariri na rota da poesia. Este foi realizado por a Associação dos Artistas de Tuparetama (ACATU) na sexta-feira (01) e continua hoje (02) a partir das 13hs. O Festival Literário dos Sertões iniciou com palestra do Sebrae sobre o plano de desenvolvimento local oferecida aos prefeitos do Cimpajeú. Este festival está acontecendo no hall churrascaria da Praça da Academia das Cidades de Tuparetama.

A palestra que aconteceu na manhã de ontem foi ministrada por o Gerente da Unidade do Sertão Central do Sebrae, Pedro de Lira. Este ressaltou a importância da Sala do Empreendedor do Sebrae nos municípios. Esta sala elabora e oferece ao prefeito e aos empreendedores locais planos de desenvolvimento. Este serviço vai ser oferecido em Tuparetama. “Estamos com o Sebrae instalando a Sala do Empreendedor aqui”, disse o prefeito Sávio Torres que agradeceu a presença dos prefeitos do Cimpajeú no festival.

Segundo Pedro, o Sebrae vai poder oferecer planos de negócios e consequentemente de geração de emprego no município. “Nós vamos capacitar os agentes da Sala do Empreendedor de Tuparetama”, disse Pedro. Estavam na palestra a prefeita de Calumbi, Sandra Ferraz, o prefeito de Betânia, Mário Filho, o prefeito de Solidão, Djalma de Souza. Representando o prefeito de Afogados da Ingazeira estava o vice-prefeito, Alessandro Leite, e representando o prefeito de São José do Egito estava o secretário de Cultura, Henrique Mariano.

O Festival Literário dos Sertões homenageou na noite da sexta-feira (01) o poeta Ésio Rafael que é do Sertão do Moxotó. Homenagearam este poeta a dupla de cantadores Adelmo Aguiar e Sebastião Dias, os poetas Antônio Marinho e Lima Júnior, entre outros.

Os shows do Grupo Zambê da cidade de Sertânia, Cesar Amaral e convidados, Val Patriota e Acorda Matuto também homenagearam o poeta Ésio Rafael. “É com grande prazer que escolhemos e homenageamos o poeta Ésio Rafael”, disse o secretário de Cultura, Desporto e Turismo de Tuparetama, Fernando Marques.

Veja abaixo a programação do sábado (02):

Festival Literário dos Sertões do Pajeú, Moxotó e Cariri na rota da poesia.

Poetas homenageados
Dedé Monteiro - Sertão do Pajeú
Ésio Rafael - Sertão do Moxotó
Pedro Nunes Filho - Sertão do Cariri

SÁBADO - 02/12
- 13:00 - Apresentação do resultado da oficina de fabricação de Pífano realizado em parceria com a secretaria de Assistência Social de Tuparetama seguido da apresentação de Cícero de Pife;
- 14:00 - Sala SEBRAE: Palestra com Alexandre Moraes sobre Cultura como agente de transformação Social;
- 15:00 - Roda de Prosa com poetisas do Pajeú coordenada por a poetisa Sara Cristóvão. Poetisas convidadas: Kamilla Leite, Wandra Rodriguesa Rodrigues, Izabela Ferreira, Mariana Véras;
- 16:00 - Apresentações musicais com Cristina Pereira, Janio Leite, Zé Doidim, Felipe (Acústico) e Sofrência Universitária;
- 18:00 - Adelmo Aguiar e Denílson Nunes 
- 19:00 - Recital com os poetas Thiago Gomes, Pedro Tôrres Filho, Aldo Berto, Péryclys Silva, Felipe Júnior, Padre Brás Costa, Antônio Carneiro e demais poetas e poetisas presentes. Rubens Do Valles com homenagem a João paraibano.
- 20:00 - Mesa de Glosas em Homenagem a Dedé Monteiro e Pedro Nunes com coordenação de Mariana Teles e Felizardo Moura Nunes. Poetas participantes: Zé Adalberto, Adelmo Aguiar, Denílson Nunes, Dudu Moraes, Aldo Neves, Alexandre Moraes, Genildo Santana e Lima Júnior.
- 21:00 - Shows com Henrique Brandão, Bidinga do Acordeon, Raphael Moura e Antenor Cazuza. (ASCOM)