Câmara SJE: Vereadores mirins elegem Mesa Diretora e realizam sua 1ª sessão ordinária

08 novembro Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Nesta terça (7) foi dado prosseguimento ao projeto Parlamento Jovem na Câmara de São José do Egito. Pela manhã os vereadores mirins participaram de palestra sobre as funcionalidades da Casa e logo em seguida foi promovida sessão para eleição da Mesa Diretora do grupo de estudantes e a primeira reunião ordinária dessa nova composição.

O presidente do legislativo egipciense, Antônio Andrade (PSB), coordenou o evento até a formação de uma Mesa Diretora provisória que continuou com os trabalhos até a eleição de presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários. A palestra que antecedeu os trabalhos foi proferida pelo jornalista Geraldo Palmeira que detalhou como a instituição trabalha e orientou sobre o processo legislativo.

O 1º secretário da Câmara, Albérico Tiago (PR), coordenador do projeto Parlamento Jovem nesta edição, bem como os parlamentares Professor Claudevan Filho (Rede), Rogaciano Jorge (PSB) e Beto de Marreco (PSB) estiveram presentes. As sessões foram acompanhadas também pelo ex-presidente da Câmara SJE Delmiro Barros e pelo vereador pelo município de Juru (PB) Manoel de Araújo.

Apenas uma chapa concorreu aos cargos da Mesa Diretora do Parlamento Jovem. Seus integrantes foram eleitos por unanimidade: Pedro David (Escola Municipal Helena Maria) para presidente, Karen Marques (ETE Célia Siqueira) para vice-presidente, Pablo Ruan (Erem Oliveira Lima) para 1º secretário e Antônio Dêns (Escola Estadual Máxima Vieira de Melo) para 2º secretário.

Na primeira sessão após a eleição da Mesa alguns vereadores mirins fizeram uso da tribuna e já apresentaram reivindicações que devem entrar na pauta da Ordem do Dia no próximo encontro. A 2ª sessão ordinária do Parlamento Jovem está marcada para o dia 21 de novembro, às 9h, no plenário da Câmara. Qualquer cidadão pode prestigiar.