Prefeito Sebastião Dias assina convênio junto a secretaria de meio Ambiente do Estado

25 agosto Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


O prefeito de Tabira, Sebastião Dias, juntamente com o Secretário de Juventude e Meio Ambiente, Dedé Rodrigues, estiveram nessa quinta-feira (24) visitando diversos órgãos do Governo do Estado de Pernambuco, entre eles, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, SEMAS, onde na ocasião o gestor tabirense assinou um Convênio de Convalidação e Cooperação Técnica que foi celebrado com aquele órgão de governo.

O Prefeito Sebastião Dias e o secretário se reuniram na secretaria com as assessoras técnicas Márcia Monteiro e Iana Bezerra, com Clécio Araújo, Gerente Geral de Articulação, Joana Aureliano do Setor de Resíduos Sólidos e com Raul Teixeira, Gerente Geral de Desenvolvimento Sustentável de Pernambuco, quando entregaram uma prestação de contas das ações da prefeitura com a secretaria de Tabira nessa área. 

O Convênio celebrado entre a prefeitura e a SEMAS, que já tinha sido assinado em 01\06\2015, foi prorrogado o prazo que vai de 01\06\2017 a 01\06\2018 e o mesmo tem o objetivo de Avaliar a política do meio ambiente do município, sugerir apoio técnico, implantar o Sistema Municipal de Meio Ambiente, SISEMAS, implantar a Agenda 21 local, apoiar a Agenda Ambiental da Administração Pública A3P, integrar-se ao Sistema de Informações Ambientais, INFOSEMAS, entre outras atribuições ou ações.

Na ocasião foi discutido também sobre um projeto do Governo do Estado e o CIMPAJEÚ para construção de um aterro sanitário que seria construído em Afogados da Ingazeira para atender a diversos municípios do Pajeú e ainda a possibilidade de criação de uma área de preservação ambiental em Tabira.

No final da reunião foi amarrada uma proposta de capacitação técnica para os membros do Conselho do Meio Ambiente de Tabira, secretarias, diretorias, órgãos de governo e demais parceiros. A capacitação pode ser em forma de Seminário e será oferecida pela SEMAS em parceria com a prefeitura local, de um ou dois dias, ainda para outubro de 2017. Por Dedé Rodrigues