Prefeito Sávio Torres esteve na Rádio Tupan sábado (05) falando sobre mais uma inovações da saúde ao oferecer os exames de endoscopia e o retorno das cirurgias no hospital da cidade

05 agosto Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


O prefeito Sávio Torres falou sobre os avanços da saúde pública de Tuparetama na atual gestão, na tarde deste sábado (05), em entrevista á Rádio Tupan de Tuparetama. Acompanharam o prefeito na entrevista o secretário de Saúde do Município, Pr Alex Gomes, e o diretor Clínico do Hospital Severino Souto de Siqueira de Tuparetama, o especialista em neurologia Dr Renato Grangeiro.

O hospital da cidade começou na sexta-feira 04 de agostos de 2017 a realizar exames de endoscopia e retomou as cirurgias eletivas que estavam paradas há 2 anos. As cirurgias estavam paralisadas porque vários equipamentos estavam quebrados. "O respirador da sala de cirurgias estava jogado na garagem, levei ao Recife para conserto e agora está sendo utilizado", disse Sávio.

Dr Renato ressaltou o pioneirismo da rede de saúde pública do município está oferecendo à população exames de endoscopia. "É inédito na cidade, a população nunca tinha recebido estes exames", falou Dr Renato. O neurologista lembrou que os exames de endoscopia são fruto de "minha parceria com o gastro Dr João Sales, meu conterrâneo da cidade de Brejo Santo", disse o neurologista.

Ao assumir a direção do hospital Dr Renato lembrou que primeiro colocou médico plantonista todos os dias da semana e reajustou o salário dos médicos. "O segundo passo foi trazer recursos", disse Dr Renato em alusão as emendas que pleiteou com o Deputado Estadual Valdi Sales (PP) junto com o vereador Diógenes Patriota (Solidariedade).

"Em entrevista recente á Rádio Tupan o deputado Valdi Sales garantiu ao vereador Diógenes que vai mandar os recursos para aquisição de uma UTI Móvel e uma sala de estabilização", lembrou Dr Renato.

Ao falar do trabalho que encontrou ao assumir a secretaria de Saúde do Município, o Pr Alex falou que encontrou o Raio-X do hospital sem funcionar, ambulâncias quebradas e a sala de cirurgia fechada por vários motivos. "Foi muito difícil, mas a boa vontade de Sávio e nosso trabalho fizeram a saúde melhorar", disse Pr Alex.

Segundo o secretário de saúde são atendidos no hospital entre 70 e 80 pacientes por dia. Os 3 Postos de Saúde da Família atendem por mês 4731 pessoas com consultas marcadas. A demanda espontânea realiza 4888 atendimentos e a enfermaria do município atende 2300 pessoas. (Por Fábio Rocha da Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Tuparetama)