Pacientes de Tuparetama realizaram a cirurgia de catarata da FAV

31 agosto Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


O secretário de Saúde de Tuparetama, Pr Alex Gomes, esteve acompanhando o trabalho da equipe de cirurgias de catarata da Fundação Altino Ventura (FAV) nesta quinta-feira (31). Falta apenas 1 pessoa das 90 de Tuparetama realizar a cirurgia. “Todas as cirurgias correram bem”, falou o cirurgião da FAV, Dr Welton Tavares.

Os pacientes realizaram a cirurgia de 1 olho. Estes retornam nos dias 14 e 15 de setembro para fazer a cirugia do outro olho ou para quem não precisa mais de cirurgia fazer o exame de vista. O ônibus da fundação está realizando as cirurgias na cidade de Tabira vizinha da cidade de Tuparetama. “Uma das vantagens é que os pacientes podem realizar a cirurgia de catarata próximo de onde moram”, disse Pr Alex.

Segundo o enfermeiro Emanoel da Silva da equipe da FAV, a cirurgia de catarata é um procedimento de alta periculosidade e que custa em média R$ 3 mil reais. “Dificilmente os populares teriam condições de arcar com este procedimento”, disse Emanoel.

A equipe da fundação esteve no Hospital Severino Souto de Siqueira em Tuparetama realizando a triagem para esta cirurgia de 7 a 11 de agosto de 2017. Este atendimento foi uma parceria do prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, com o Coordenador de Projetos da FAV, Guibson Trindade. No momento da parceria Sávio esteva acompanhado do Deputado Estadual José Humberto (PTB).

A fundação é uma instituição privada que trabalha com recursos 100% do Sistema Único de Saúde (SUS). A equipe destas cirurgias da fundação é composta por 13 profissionais sendo 2 cirurgiões, 1 enfermeiro, 5 técnicos de enfermagem, 1 articulador, 1 assistente de farmácia, 1 assistente oftalmológico, 1 motorista e 1 auxiliar de enfermagem. (Por Fábio Rocha da Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Tuparetama)