Eleitos em 2015, membros do Conselho Tutelar tomaram posse em agosto de 2017 na cidade de Iguaracy

14 agosto Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes é a principal função do Conselho Tutelar. No município de Iguaracy, essa garantia é a meta assumida pelos cinco novos conselheiros e seus respectivos suplentes empossados nesta última quarta-feira 09 de agosto de 2017. Os conselheiros titulares empossados foram os seguintes: Socorro de Robison, Sérgio Coelho, Silvinha de Betinho, Alex Soares e Bianca de Nina Simões.

Na mesma ocasião, foi dado posse aos respectivos suplentes: Leandro de Darck, Iranildo, Coca de Josiano, Veta e Luiz Tarcio Barros. Todos eleitos em eleição realizada em 04 de outubro 2015 para o quadriênio 2016/2019.

Eleitos desde outubro de 2015, por sufrágio direto e facultativo, estes integrantes teriam um mandato de quatro anos. Era o tempo que normalmente dispunham para desenvolver ações em prol da população infanto-juvenil do município.

Graças a uma liminar por parte da Juíza Daniela Rocha que deferiu a suspensão da posse dos conselheiros tutelares que seria para o dia 10 de janeiro de 2016, o conselho só veio tomar posse um ano e sete meses após, neste dia 09 de agosto de 2017. A ação foi deferindo mandado de segurança impetrado pelo advogado Júlio Liberal. Tratou-se de um mandado que requereu a suspensão da posse dos membros, bem como o cancelamento da eleição para Conselho Tutelar no município, tendo em vista supostas irregularidades.

A solenidade de posse foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Os cinco membros e seus respectivos suplentes foram empossados para compor o Conselho Tutelar para o quadriênio 2016/2019. 

Na ocasião, participaram do evento, o prefeito Zeinha Torres, o presidente e a secretária do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Iguaracy, Jair Moreno e Josy Ramos, a Secretária de Assistencial e Desenvolvimento Social, Juliany Rabêlo, o Secretário de Administração, Marcos Henrique e o corpo jurídico da prefeitura formado pelos advogados Clênio e Fábio Neto. 

Participaram da posse também os conselheiros do CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Iguaracy, os vereadores Manoel Olímpio e Tenente de Viana, além de familiares e amigos dos empossados.

A posse contou ainda com a presença de Nina Simões, Lucicleide (Roberta do Peixe) e Inácio Moura, membros do Conselho Tutelar na gestão anterior que se despediram de suas funções na posse

Na oportunidade, os conselheiros Silvinha e Sérgio Coelho em nome de todos os eleitos fizeram as suas considerações e agradecimentos.

Em sua fala, o prefeito Zeinha falou sobre as dificuldades que teve junto ao jurídico da prefeitura em destravar algumas das posses que estavam nas mãos da justiça, entre elas a dos agentes de saúde e do conselho tutelar. O gestor aproveitou ainda para expor um pouco das ações que vem desenvolvendo no município e no ensejo, colocou-se à disposição do Conselho Tutelar e dos novos conselheiros para trabalhar em parceria, disse que promoverá todos os meios cabíveis para que o conselho possa desempenhar o seu papel em defesa das crianças. Ao mesmo tempo o gestor parabenizou a todos os conselheiros que estavam sendo empossados e fez um agradecimento especial aos que estavam encerrando o mandato. (Assessoria de Comunicação - Governo de Iguaracy/PE)