Alunos de Tuparetama ganham bronze nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas

25 agosto Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Os alunos de Tuparetama, Pablo Athaidy de Medeiros e Kaike Ryan Leite, da Escola Municipal Francisco Zeferino ganharam medalhas de bronze nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas 2016 (OBMEP). Esta é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A cerimônia de entrega das medalhas foi promovida por a Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco na cidade de Garanhuns em 22 de agosto de 2017.

Cada um destes alunos ganharam também uma bolsa de estudo no valor de R$ 1.000,00 divididos em 10 meses. Por o desempenho dos ganhadores a escola recebeu um Kit Pedagógico. “Para conquistar a medalha de bronze é exigido um alcance próximo a 70% da avaliação”, disse Hélio Carvalho, diretor da Escola Municipal Francisco Zeferino.

A OBMEP oferece a competição para o ensino médio em 2 níveis, I e II. Em 2016, Pablo estava no 6º Ano e concorreu no Nível I, Kaike estava no 8º Ano e concorreu no Nível II. Estes dois alunos frequentaram em 2016 os encontros de matemática ministrados por os professores Hélio Carvalho e Elzita dos Anjos dados a convite do IMPA.

Segundo Hélio estes encontros continuam sendo oferecidos em 2017. São 2 turmas, uma para o nível I e outra para o nível II, sendo 1 turma na Escola Estadual Ernesto de Souza Leite e outra na Escola Municipal Francisco Zeferino. “Fomos convidados para darmos encontros de matemática para alunos que gostam de estudar especificamente a matemática”, falou Hélio.

A cerimônia do dia 22 de agosto de 2017 foi apenas para entregar as medalhas de prata e bronze. “As de ouro serão entregues no final do ano no Rio de Janeiro”, disse Hélio. (Por Fábio Rocha da Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Tuparetama)