Afogadenses recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

24 agosto Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


A competição reúne os melhores alunos de matemática das escolas públicas e acontece desde 2005. Mas Afogados só começou a se destacar a partir de 2013, com a conquista de inúmeras medalhas (nove ao todo) e menções honrosas. “Isso é fruto de um trabalho que começou com a criação da coordenação pedagógica de matemática. Fruto de um trabalho direcionado para formação dos professores de matemática que tem melhorado a posição de Afogados nas avaliações externas,” destacou a Secretária Municipal de Educação, Veratânia Moraes. Para citar um exemplo disso, na mais recente avaliação do SAEP – Sistema de Avaliação das Escolas de Pernambuco - Afogados está entre as dez melhores educações públicas municipais do Estado.

A primeira medalha de ouro veio no ano passado, com o aluno Bruno Vinícius da Silva, estudante da Escola Municipal Ana Melo. Esta semana, os três medalhistas de 2016 (as outras duas medalhas foram de prata e bronze) participaram da solenidade de entrega das medalhas promovida pela Secretaria Estadual de Educação, em Garanhuns. As alunas Geovana Maria e Beatriz Silva, da Escola Dom Mota, receberam Prata e Bronze. 

Segundo o Coordenador do ensino de matemática da Secretaria Municipal de Eduação, Gilvani Marques, o aluno Bruno Vinícius recebeu apenas um certificado. “A medalha de ouro será entregue em outubro, em solenidade oficial dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e o da Educação, em Brasília,” informou. Gilvani e os professores de matemática dos medalhistas, Marcicleide Santana e João Batista Gonçalves, também participaram da solenidade e também foram homenageados. 

Os três alunos foram homenageados em evento no início do ano pelo Prefeito José Patriota. “Tenho muito orgulho e admiração por estes jovens. É o talento sertanejo sendo projetado para todo o Brasil. Inaugurar sete unidades de ensino, investir na qualificação, ofertar um ensino de qualidade, e poder ver os resultados concretos, não tem preço,” avaliou o Prefeito José Patriota.