Social Icons

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Agradecimento aos Companheiros!

Sexta-feira, 30 de junho de 2017, encerramos mais um ano rotário. 

Tentamos aqui elaborar um pequeno resumo das ações que procuramos implantar e das que buscamos implementar, além das que conseguimos realizar.

Não tenho aqui a intenção de fazer uma prestação de contas, mas de dar continuidade ao que tentei fazer durante todo o ano rotário “Mostrar para São José do Egito que em nossa cidade existe um Clube de Rotary”.

E que, diferente da imagem construída sobre Rotary, está instituição não tem caráter filantrópico e nem tão pouco deve ser instrumento de status pessoal, mas sim, de construção da paz mundial através da amizade, e do companheirismo, o que precisamos não só entender mas praticar.

Fundado por um jovem advogado americano, Paul Harris, ele teve o cuidado de convidar um grupo de pessoas de diferentes profissões com o propósito de estimular o ideal de servir.

Em 1905, concretizou o seu ideal, fundando o primeiro clube no dia 23 de fevereiro na cidade de Chicago no Estado de Illinois nos E U A. 

Em 1906 foi criado o primeiro estatuto de Rotary com três objetivos fundamentais: produção dos interesses comerciais, do companheirismo e o da evolução dos melhores interesses da comunidade. 

Lógico que alterações foram feitas em seus estatutos ao longo do tempo, mas apenas para ampliação dos seus objetivos, no entanto, o seu objetivo principal nunca foi mudado, “SERVIR”.

Portanto, se temos em um Clube, pessoas das mais diversas profissões, todas com o mesmo objetivo “SERVIR”, entendendo o lema de Rotary “Dar de si, antes de pensar em si”, temos um clube apto para o desenvolvimento de projetos que proporcione a construção de uma sociedade justa, mais humana e fraterna.

Isto é Rotary. 

Dentro deste princípio, não devo aqui me despedir, mas sim, assumir o compromisso de lutar pelos princípios de Rotary, lembrando que o cargo dentro de um clube de serviço deve ser a oportunidade de procurar fazer com que este tenha caráter de continuidade, e não de vaidade. 

Mas não poderia deixar de agradecer a todos a confiança que me foi depositada, e dizer ao companheiro André Moraes que passa a assumir o cargo, que o mandato terminou, mas a missão precisa continuar.

Um forte abraço a todos.
Tarcízio Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário