Tuparetama: Aconteceu na quarta-feira (07) pré-natal em grupo no distrito de Santa Rita

08 junho Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


A secretaria de Saúde de Tuparetama realizou o pré-natal em grupo no distrito de Santa Rita na quarta-feira 07 de junho de 2017. O objetivo foi orientar as gestantes sobre a importância do pré-natal, aleitamento materno e cuidados com o corpo. “Ressaltamos a necessidade de uma alimentação rica em ferro, fibras e frutas”, disse a enfermeira Chefe, Rafaela Vasconcelos, da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Santa Rita.

Nos cuidados com o corpo as gestantes fizeram alongamento com orientações da fisioterapeuta, Maria Emília, do Núcleo de Apoio à Saúde da Familia (NASF) do município. No pré-natal de rotina foi feito o cálculo de idade gestacional, solicitações e avaliações de exames, a medida da altura de fundo de útero, ausculta cardíaca fetal, peso e pressão arterial. “E para evitar os mosquitos as gestantes receberam repelente”, disse Rafaela.

Segundo a enfermeira Chefe da UBS distrito de Santa Rita, um dos exames mais requisitados para as gestantes é a ultrassonografia. Este exame é oferecido na rede pública de saúde do município de Tuparetama. “No encontro foi oferecido ainda uma alimentação às gestantes contendo frutas e fibras”, disse Rafaela. (ASCOM)