Secretaria de Saúde de Tuparetama capacita fonoaudióloga do NASF

26 junho Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Com apoio da secretaria de Saúde de Tuparetama a fonoaudióloga do Núcleo de Assistência a Saúde da Fámilia (NASF), Rosa Dall’Agnol, recebeu capacitação sobre o Teste da Linguinha. “O objetivo foi atualizar o exame de diagnóstico da presença do Frênulo Lingual” disse Rosa. Este procedimento é também conhecido por apresentar limitações das funções de sugar, engolir, mastigar e falar dos recém-nascidos.

De acordo com a Lei 13.002 de 20 de junho de 2014, os hospitais e maternidades são obrigados a realizarem o Protocolo de Avaliação do Frênulo da língua em bebês. Os doutores em fonoaudiologia, Hilton Justino e Roberta Martinelli, ministraram a capacitação para fonoaudiólogos e dentistas realizada pela Universidade Federal de Pernambuco. A capacitação aconteceu nos dias 21 e 22 de junho de 2017 na cidade do Recife no auditório da Universidade Católica de Pernambuco.

Segundo a fonoaudióloga do NASF de Tuparetama o ideal é que o exame e a cirurgia aconteçam em recém-nascidos. “Isso porque ao realizar o procedimento cirúrgico simples nos primeiros 7 dias de nascido não precisa pontuar”, completou Rosa. O dentista pode realizar esta cirurgia que no caso de acontecer após o período de 7 dias de nascido é realizada com um anestésico local e com pontos. (ASCOM)