Social Icons

terça-feira, 13 de junho de 2017

Foi inaugurado na Rua da Baixa em São José do Egito o obelisco da Loja Maçônica Esplendor do Pajeú

Foi inaugurado na Rua da Baixa em São José do Egito o obelisco da Loja Maçônica Esplendor do Pajeú.

O obelisco da Loja Maçônica Esplendor do Pajeú, nº 4443, Federada ao Grande Oriente do Brasil, Jurisdicionada ao Grand Oriente de Pernambuco, fundada em 04 de agosto de 2002, foi inaugurado na manhã deste domingo (11) na Rua da Baixa. O monumento mede cerca de quatro metros de altura e é feito de cimento e mármore. Uma estrutura triangular cerca o obelisco e as palavras ‘liberdade’, ‘fraternidade’ e ‘igualdade’ estão fixadas em cada lado do triângulo. Na base da estrutura há uma data registrada: 11 de junho de 2017, dia da implantação do monumento.

A maçonaria nasceu das confrarias de pedreiros construtores (principalmente de catedrais) da Idade Média, porém, hoje não está ligada a qualquer religião. Visa auxiliar a comunidade. A Loja Maçônica União e Caridade, por exemplo, auxilia a creche Jardim das Acácias, que é mantida pela Associação Legião Filantrópica. 

O termo maçonaria é de origem francesa, e significa construção. O termo maçom portanto é a versão em português do francês; maçonaria por extensão significa "associação de pedreiros".

Com aproximadamente 4.700 lojas e mais de 150 mil membros no Brasil, dentre estes vários egipcienses.

A maçonaria admite que todo homem é livre e possui bons costumes, não fazem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas únicas exigências são que o candidato possua um espírito filantrópico e de buscar sempre a perfeição.

Embora não seja clara a influência política exercida pela maçonaria, é sabido que a ela pertenceram personagens como George Washington e Benjamin Franklin, sendo que os princípios maçônicos se refletem na declaração de independência dos Estados Unidos. A Revolução Francesa também usou a maçonaria para obter o lema "Liberdade, igualdade, fraternidade", a Maçonaria é uma sociedade discreta e universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, onde suas ações são reservadas e interessa apenas àqueles que dela participam.

Nesse mesmo dia tomaram posse, como Venerável, José Salviano Neto, 1º Vigilante Waldemir Gomes de Farias, 2º Vigilante Antônio dos Santos, Tesoureiro Allan Kleyton, Orador Ligerkson Sisly de Oliveira e Secretario Luciano Clemente. A Equipe foi eleita para o Biênio 2017 à 2019. (Blog Marcello Patriota)

Nenhum comentário:

Postar um comentário