Social Icons

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Coluna Pensante: Detran faz operação no Pajeú

O Detran de Pernambuco volta a região do Pajeú para fazer mais uma operação “Trânsito Seguro”.

Dentre muitos cidadãos que reclamam quase que diariamente do trânsito, onde motoqueiros, mototaxistas, motoristas passam com sinal fechado, andam pela contramão, menores dirigem, estas mesmas pessoas reclamam quando o Detran vem e faz uma operação na cidade.

É muito contraditório este tipo de reação. Você acha correto menor dirigir ou andar de moto?

Você acha correto pessoas dirigirem sem habilitação? Você acha correto cruzar o sinal de trânsito vermelho?

Se acha, porque reclama da falta de cumprimento da lei de trânsito? Por que reclama da falta de cumprimento da lei por políticos ou gestores públicos?

Precisamos nos reeducar para entender que a lei é feita para todos.

Não podemos reclamar da corrupção, da falta de ética, do descumprimento da lei, quando nós mesmos não aceitamos cumprir.

Se para conduzir o carro, ou a moto é preciso desrespeitar a lei, pois o emplacamento está atrasado, a carteira está vencida ou não tenho, ou o meu filho ainda não tirou carteira de motorista, mas dirige melhor do que muitos que tem?

Porque reclamo dos políticos autoritários, da falta de ética, da corrupção e da imoralidade no trânsito?

Estamos assistindo pacificamente os nossos jovens serem vítimas de acidentes, muitos perderem a vida. Talvez isto não seja por falta de carteira de motorista, mas dificilmente se tem notícia de acidentes, inclusive com vítima fatal onde a perícia indique que a causa foi uma falha mecânica.

Então precisamos ser coerentes e entender que a legislação de transito foi feita para proteger o cidadão, para proteger a vida, e por isto deve ser cumprida por todos, e que a fiscalização de transito só existe por falta de respeito à vida.

Precisamos também entender que a fiscalização de trânsito não multa o cidadão, mas que ele também precisa respeitar a vida procurando andar pelos passeios públicos, tipo calçadas.

Sinalizar os transportes não motorizados, tipo bicicletas, carroças, carros de boi, ainda muito utilizados nas pequenas cidades do nosso Sertão do Pajeú e que sem qualquer cuidado andam a noite, principalmente pelas rodovias sem qualquer meio de sinalização colocando em risco a sua vida e a vida das pessoas que transitam em veículos motorizados.

O que nós cidadãos estamos fazendo com isto? Reclamando ou procurando exercer o nosso papel de cidadão?

Se queremos uma sociedade ética, justa e responsável, precisamos começar a praticar ações que tenham este propósito.

Por Tarcízio Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário