Prefeitura de Tuparetama realizou nesta quinta (18) passeata de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes

18 maio Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Da ASCOM - A prefeitura através da secretaria de Desenvolvimento Social de Tuparetama realizou a passeata para lembrar o 18 de maio Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes nesta quinta-feira (18). O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) coordenados pela secretaria de Desenvolvimento Social fizeram a passeata e panfletagem nas principais ruas da cidade. Outras atividades da campanha foram feitas nesta semana.

A equipe do CREAS fez panfletagem na feira livre e esteve nas escolas da zona rural e zona urbana debatendo a campanha. A equipe de educadores do serviço de convivência do CRAS apresentou para os alunos dos programas SCFV e do CCA1 explanação do tema, dinâmicas, peças de fantoche e palestra explicando a diferença entre abuso e exploração sexual. Aconteceu ainda uma segunda palestra baseada na análise de desenhos dos alunos sobre o tema realizada pela psicóloga do CRAS, Juliana Monteiro.

Na palestra sobre abuso e exploração sexual foi apresentado o caso de uma criança de 13 anos que namorava com um homem de 30 anos. “Os alunos acharam normal. E este comportamento não era o que esperávamos. Pois mesmo sendo um fato fictício os alunos consideraram normal, quando na verdade é proibido por lei”, disse a coordenadora dos programas SCFV e do CCA1, Maysa Lima, ao explicar a importância da campanha.

SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo
CCA1 - Centro da Criança e Adolescente