Câmara de São José do Egito emite moção de repúdio à vereadora gaúcha que promoveu discurso xenófobo

30 maio Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Os vereadores de São José do Egito subscreveram moção de repúdio à parlamentar Eleonora Broilo (PMDB) do município de Farroupilha (RS) que desenvolveu discurso xenófobo contra o povo nordestino. Na sessão ordinária do Poder Legislativo daquela localidade gaúcha, na segunda-feira da semana passada, ela disse em seu pronunciamento que “os nordestinos sabem muito bem se unir, sim, para roubar”.

Eleonora Broilo, que é pediatra, falou: “Eles sabem ganhar propina. Eu acho que eles sabem se unir para aumentar a corrupção. Isso eu acho que eles são donos. Isso eu concordo plenamente. Talvez até eles não saibam nem falar muito bem, mas sabem roubar que é uma maravilha”.

Por iniciativa de todos os parlamentares egipcienses foi encaminhada àquela casa legislativa a Moção nº 001/2017 que em seu texto pede a atenção dos parlamentares farroupilhenses no tocante a acionarem a Comissão de Ética da Câmara Municipal para que abra um processo contra a vereadora visando à cassação do seu mandato.

Os vereadores de São José ainda solicitam que os legisladores do PMDB de Farroupilha enviem ofício ao presidente do partido no Rio Grande do Sul pedindo a expulsão da parlamentar dos seus quadros por motivo de xenofobia.

Assinaram a moção os vereadores Alberto Oliveira da Silva, Ana Maria Alves de Brito Dantas, Antônio Andrade Ferreira, Claudevan Batista de Melo Filho, David Teixeira de Deus, Euclides Ronaldo Leite (Rona), José Albérico Nunes de Brito, José Aldo de Lima, José Roberto da Silva Bernardes, José Vicente Souza (Doido), Rogaciano Jorge de Souza, Rildo Fernando de Siqueira Costa (Prato de Papa) e Tadeu Gomes de Oliveira.