Yane Marques é destaque no Prêmio Brasil Olímpico

11 fevereiro Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Três pernambucanos estão entre os destaques por modalidades do Prêmio Brasil Olímpico 2016, que será realizado no próximo dia 29 de março. Realizado tradicionalmente no mês de dezembro, desde 1999, o evento foi adiado por conta de uma possível greve no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e a organização fez questão de manter o local como palco da cerimônia. 

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) mudou o sistema de escolha dos melhores atletas por modalidade. Diferente de outras edições, quando as próprias confederações destacavam um competidor, dessa vez a escolha aconteceu através de um colegiado formado por jornalistas e convidados selecionados pelo COB. Assim, cada esporte teve três nomes apontados, dos quais sairá um vencedor.

Pernambuco está representado na natação, com Etiene Medeiros, atleta do Sesi/SP, que disputa a eleição com Bruno Fratus e João Luiz Gomes Junior; e no pentatlo moderno, com a veterana Yane Marques, colecionadora de troféus no Brasil Olímpico, e o jovem Felipe Nascimento, que estreou em Olimpíadas na Rio-2016. 

O prêmio principal do Brasil Olímpico, que condecora o melhor atleta masculino e feminino da temporada, independente da modalidade, seguirá o mesmo modelo de temporadas passadas. Uma lista de seis atletas vai ser apresentada para a decisão do júri especial. 

Outras premiações também fazem parte do evento, como Atleta da Torcida, Melhor Técnico Individual e Coletivo, Troféu Adhemar Ferreira da Silva, Melhores Atletas nos Jogos Escolares da Juventude, entre outras premiações. No ano passado, o destaque dos Escolares na categoria 12 a 14 anos, inclusive, foi o judoca pernambucano Leonardo D’Agostin. A votação online para a escolha do Atleta da Torcida acontecerá em março. (Folha de Pernambuco)